Pular para o conteúdo

Tramal serve para dor de dente?

mulher com dor de dente
Tramal: É o melhor remédio para dor de dente?

Os termos “Tramal serve para dor de dente?” e outras variações como “Tramadol tira dor de dente”, da mesma série do post Remédio para dor de dente: Qual é o melhor?, são muito procurados por aqui. Em conclusão, a resposta a todas estas perguntas é sempre a mesma! Depende!

Vamos as dúvidas e as respostas:

1- O que é o Tramal?

Primeiramente, o cloridrato de tramadol, cuja marca registrada mais utilizada é o Tramal, é um remédio muito utilizado para alívio da dor moderada e grave, seja ela aguda, subaguda e crônica. Em segundo lugar farmacologicamente é analgésico sintético de ação central, fabricado para aliviar a dor através do sinergismo monoaminérgico e com mecanismo de ação dos opióides.

Calma! Eu explico: ele é um agonista que age nos receptores opióides do sistema nervoso, ou seja, é uma substância que se liga a um receptor da dor, simulando a ação de outro agonista celular.

2- O Tramal é bom para dor de dentes?

Ele não é só bom! Definitivamente o Tramal é um ótimo remédio para as dores agudas de dentes em geral. Como resultado  de um estudo clínico randomizado que comparou o uso do Tramadol versus o acetaminofeno (Paracetamol), este primeiro, mostrou ser bem mais efetivo para tratamento de dores de dentes após uma cirurgia do dente Siso, por exemplo.

Os estudos concluíram que o efeito analgésico de 100 mg de Tramadol é equivalente ao de tomar uma combinação de:

  • opióides de codeína/aspirina 60 mg/ 650 mg ou propoxifeno/acetaminofeno 100 mg /650 mg.

Mas como todo remédio, existem alguns poréns!

3- Qual é o perigo de se tomar o Tramal por conta própria?

Se você tiver alergia ao cloridrato de tramadol ou qualquer componente da fórmula existe o risco de um choque anafilático ou anafilaxia, que é uma reação alérgica grave. Sintomas como inchaço pelo corpo, inflamação na garganta ou língua, falta de ar, vômitos, diminuição da pressão arterial estão presentes e podem levar a MORTE! Isso mesmo! Se você for alérgico, você pode morrer tomando este medicamento. Por isso, sempre consulte um dentista ou médico antes de se automedicar.

Além disso, outro problema é a dependência química e física, pelo desenvolvimento de tolerância ao medicamento. Ou seja, de tanto utilizá-lo, ele já não atinge o efeito analgésico.

Desse modo, se está com dor de dente, você deve ir ao dentista e não se automedicar. Nestes casos, o mais provável é que você esteja sentindo uma dor de canal e o melhor tratamento para esta dor é o tratamento do canal (leia o post Tratamento de canal: O que é doutor?)

4- Qual é a contra indicação do uso do Tramal?

  • Casos de hipersensibilidade ou alergia ao remédio ou componentes da fórmula, pelos motivos descritos na pergunta anterior.
  • Tratamento com antidepressivos inibidores da MAO (enzima Monoamina oxidase) nos últimos 14 dias. A MAO é a enzima que metaboliza a serotonina (neurotransmissor que dá a sensação de prazer e bem estar)
  • Epilepsia (crises convulsivas) não controlada com tratamento, pois o Tramal em grandes doses desencadeia convulsão.
  • Tratamento de abstinência de drogas
  • Tratamento de intoxicação aguda, por ingestão de álcool, hipnóticos, ou opióides e psicotrópicos

Portanto, para não sofrer de dor de dente leia o post Dor de dente: O que fazer para nunca mais ter?. E se quer saber o que é mais barato do que tratar o canal leia o post Dúvidas sobre o tratamento de canal parte 2.

Agora, se você está com dor de dente porque sempre teve medo do dentista, assista esse vídeo e saiba como perdê-lo:

Fonte: