Pular para o conteúdo

Tratamento de Canal: O que é Doutor?

 dor de dente canal

O que é o Tratamento de Canal? Tratamento de Canal dói? Tratamento de Canal amarela os dentes? Dentes sensíveis tem que tratar canal?

Chegamos a abordar o assunto no post “Dor de dente: Qual é o melhor remédio?“. Mas hoje, vamos responder as 10 maiores dúvidas sobre tratamento endodôntico. Este é o termo mais correto do que “tratamento de canal”. 😛 

Vamos as perguntas:

1- O que é canal dentário? Existe um canal no dente? Por que uns tem mais canais e outro tem menos?
O canal dentário é o espaço existente no interior das raízes dos dentes que abriga a polpa dental (nervo do dente). Todos os dentes possuem canal e o número de canais irá variar de acordo com a morfologia (formato) dos dentes.

Simplificando, o tratamento endodôntico ou tratamento de canal se refere à remoção da polpa dental (“nervo do dente”), que é localizada no interior dos dentes

2- Por que temos que tratar canal de um dente, e algumas vezes tratar canal de um dente que não dói?
Existem inúmeras situações para indicação de um tratamento de canal. Em geral, este tipo de tratamento é feito sob anestesia local, o que faz com que o paciente não sinta dor. Porém, em casos em que o paciente encontra-se com uma reação inflamatória avançada, mesmo sob anestesia ele pode sentir algum desconforto durante o tratamento.

O tratamento de canal é indicado em qualquer caso que traga um dano significativo à polpa dentária. Alguns exemplos são cáries muito profundas que atingiram o canal, fraturas de dentes onde o canal ficou exposto, entre outros.

Existem situações em que o tratamento de canal é indicado, porém o paciente não sente dor. Exemplos dessas situações são: quando o canal do dente já está muito tempo exposto ao meio bucal, em casos onde a polpa já necrosou (morreu), quando o dente sofre um trauma constante (por exemplo, pessoas que possuem uma “mordida”inadequada), etc.

3- Sinto muita sensibilidade com gelado, sorvete, água… Tenho que tratar canal?
Não necessariamente. É preciso consultar um cirurgião –dentista para que possa ser feito o diagnóstico correto, pois muitas vezes a sensibilidade pode estar relacionada, por exemplo, com a retração gengival, onde a raiz do dente acaba ficando exposta ao meio bucal.

4- Quando a pessoa sente muita dor de dente ela vai ter que tratar o canal do dente?
Normalmente quando a pessoa sente uma dor muito forte em algum dente, seja uma dor provocada (ex.:ao alimentar-se de coisas quentes, frias, fibrosas, etc) ou espontânea (ex.:mesmo sem nenhum estímulo o indivíduo sente dor) pode ser indício de que seja necessário o tratamento de canal daquele dente, porém é imprescindível consultar um cirurgião-dentista, onde este irá informar o diagnóstico correto.

5- Por que quase falam que tratamento de canal dói tanto?
Infelizmente a maioria das pessoas só procura o cirurgião-dentista em situações que se encontram com dor ou quando acham que aconteceu algo “errado” em sua cavidade bucal.

Em geral o tratamento de canal não é um tratamento doloroso, na maioria das situações o tratamento de canal é feito sob anestesia local. O tratamento só passa ter chances de ser doloroso em casos onde o paciente espera chegar à um ponto crítico de dor para procurar o cirurgião-dentista. Por isso, saiba como se prevenir de dores de dentes! Leia o post “Checkup digital preventivo é Odontologia Moderna“.
 
Continue lendo a segunda parte no post “Dúvidas Sobre Tratamento de Canal: Parte II”