Pular para o conteúdo

Elástico separador: Como colocá-lo entre os dentes

elásticos de aparelho coloridos

Elástico separador: Fácil colocação

O elástico separador de dentes ou borrachinha separadora além de ser um pesadelo para alguns pacientes nos primeiros dias de uso, pode cair após alguns dias. Por isso, vamos ensinar de forma prática como colocá-la de volta ao lugar.

Mas afinal, o que são as borrachinhas de colocar aparelho? Posso trocar as borrachinhas do aparelho?  Esses foram assuntos abordados no post Borrachinhas para colocar aparelho ou elástico separador: dói doutor?

1- O que são os elásticos separadores?

São ferramentas indispensáveis no tratamento ortodôntico. São pequenas argolas de látex de borracha natural, cuja principal função é a de separação dos dentes para colocação das bandas ortodônticas.  Já as borrachinhas coloridas ou ligaduras elásticas são assunto do post Aparelhos coloridos ou personalizados: Uma moda perigosa.

2- As borrachinhas coloridas são tóxicas para o ser humano?

Estudos já comprovaram os principais fabricantes de material odontológico utilizam corantes de alimentos para colorir os elásticos, e estes não demonstraram toxicidade para o ser humano.

3- O elástico separador pode ser danoso para gengiva?

Sim. O elástico separador é um importante causador de lesões na gengiva e consequente atraso na montagem e condução do tratamento ortodôntico. Ele é considerado um corpo estranho pelo nosso organismo e a reação na gengiva pode ser extremamente desagradável se colocada de maneira incorreta. Existem estudos que relataram a perda de suporte gengival e periodontal localizada. Bolsas periodontais, dentes moles, perda óssea grave colocando os dentes em séria ameaça. Leia o post Gengiva inflamada, gengiva que sangra: Preciso de tratamento? leia também o post Dente permanente fica mole? E com aparelho é normal?  Por isso, a colocação deve ser realizada por profissionais treinados para este procedimento.

Pior ainda seria colocar e fazer manutenção ortodôntica por conta própria. Leia o post Borrachinha de aparelho: Posso trocar?

Após receber todos estes avisos você pode assistir ao vídeo de como colocar o elástico separador:

Fonte: