fbpx

Hérnia de Disco: A Fisioterapia Cura?

hernia de disco
Hérnia de disco: Qual é o tratamento?

O que é e o que causa a hérnia de disco? Quais são os tratamentos para a hérnia?

Hoje, a fisioterapeuta Dra Camila Bressan irá tirar as principais dúvidas sobre a hérnia de disco. Trata-se de um importante assunto de saúde pois, estima-se que cerca de 15% da população mundial tenha algum tipo de protrusão ou herniação discal. Ou seja, aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo são portadoras de algum tipo de alteração anatômica na coluna vertebral.

Quais são os sintomas da hérnia?

1- O que é a hérnia de disco?

A coluna vertebral é composta por diversas estruturas, dentre elas vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. A nossa coluna são unidas por discos fibrosos-gelatinosos que funcionam como amortecedores, dando mobilidade e suportando impactos.

A hérnia de disco geralmente ocorre pelo desgaste dos discos intervertebrais com o tempo e o uso repetitivo. Como resultado, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.

Dessa forma, o problema é mais frequente nas regiões lombar (por suportar maior carga) e cervical (por ser uma área com maior amplitude de movimento). Similarmente, falamos também sobre dor cervical no post “Dor no pescoço e dor de cabeça: Top dúvidas sobre Cervicalgia!

2- Quais as causas da hérnia de disco?

Pacientes com casos de hérnia de disco na família tem predisposição a esta enfermidade. Da mesma forma, o envelhecimento, pouca ou nenhuma atividade física e tabagismo auxiliam para seu desenvolvimento.

Atividades que demandam repetição e levantamento de carga podem comprometer precocemente a integridade da coluna vertebral e suas estruturas, favorecendo o aparecimento da hérnia.

Lombalgia são os problemas mais comuns

3- Quais os principais sintomas?

As dores na coluna podem variar de intensidade leve a forte, e, em alguns casos, com a possibilidade de incapacitar a pessoa de realizar movimentos. Outros sintomas de compressão de raízes nervosas são formigamento (parestesias), irradiações de dor e formigamento para pernas ou braços, dependendo a região da hérnia de disco.

4- Como diagnosticar?

Exames clínicos baseados nos sintomas apresentados pelo paciente podem auxiliar assim como exames de imagem (raio-x, ressonância magnética e tomografia) podem complementar o diagnóstico e determinar a extensão da lesão.

5- Quais são os tratamentos?

As hérnias discais respondem bem ao tratamento conservador (fisioterapia). A cirurgia só será indicada se o médico notar que o paciente não respondeu ao tratamento conservador e em casos que a protrusão do disco é excessiva, comprometendo as estruturas adjacentes.

6- Como a RPG Souchard atua na hérnia de disco?

A Reeducação Postural Global é muito utilizada no tratamento da hérnia de disco, sendo um método seguro e adequado para diminuição dos sintomas.

Através de posturas que proporcionam alongamento dos músculos organizados em cadeias, há a descompressão dos discos localizados entre as vértebras e, consequentemente, aumento da amplitude de movimento e diminuição da dor.

O fisioterapeuta RPGista auxilia na modelagem do corpo do paciente corrigindo áreas com alterações esquecidas, mudando padrões e posturas, trazendo saúde e qualidade de vida. Com isso, evita-se a que dor reapareça.

Está interessado em uma parceria?

Veja também sobre locação e preços de salas para profissionais da saúde por períodos no Aluguel de salas comerciais para profissionais da saúde.

Nossas redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ortociaatibaia/

Instagram: https://www.instagram.com/ortociaatibaia/

Comentários via Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.