Pular para o conteúdo

RPG Souchard ou Reeducação Postural Global: Top Dúvidas!

rpg souchard sao paulo
RPG Souchard ou Reeducação Postural Global

A Ortocia Clínicas Médicas oferece mais um benefício para seus pacientes: A Reeducação Postural Global (RPG) proposta pelo francês Philippe Emmanuel Souchard em 1981. Para isso, nossa fisioterapeuta Dra Ligia Tenguan (UFSCAR), colaboradora da clínica que já deu dicas sobre a drenagem linfática, vai esclarecer as 10 maiores dúvidas sobre o assunto:

rpg sp
Dra Ligia Maria Tenguan

1. O que é a RPG Souchard?

A Reeducação Postural Global ou RPG, é um método da fisioterapia, criado por Philippe Emmanuel Souchard após 15 anos de pesquisas sobre biomecânica. Este método consiste nos ajustamentos posturais dos segmentos do corpo humano, resultando em reorganização e reequilíbrio dos músculos que firmam a postura.

2. Quais problemas posso tratar através da RPG?

Primordialmente dores lombares, dorsais, cervicais (Leia o post Dor no pescoço e dor de cabeça: Top 5 dúvidas sobre Cervicalgia), lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares.

Em segundo lugar utiliza-se no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), problemas de períneo (como a incontinência urinária).

Uma das diferenças do RPG está em tratar o indivíduo, e não a doença. Cada pessoa reage diferente para um determinado problema, portanto o tratamento deve ser personalizado.
Portanto, trata-se grande partes das patologias ou perturbações do sistema neuro-musculo-esquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas.

3. Como funciona o tratamento com RPG Souchard?

O RPG consiste em exercícios práticos que evitam e aliviam os diversos  tipos de dores com movimentos que alongam a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.

4. Ouvi falar que a RPG diminui a “barriguinha”. É verdade?

Uma postura correta ajuda na diminuição da incômoda barriguinha, portanto se você corrige a postura, a barriga diminui. Existem diversas posturas que vão da sentada no chão, deitada até em pé.

rpg sp
Maca para RPG

5- Crianças e adolescentes podem ser tratados com RPG? Que tipo de pessoas devem fazer a RPG?

A Reeducação Postural Global serve para indivíduos de todas as idades, para prevenção de eventuais consequências da má postura, em crianças ou adolescentes, também para combater problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

6- A mulher grávida pode fazer RPG Souchard?

Sim, pode ser aplicada na mulher grávida, muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Os cuidados com a gestante, incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.

7- Quanto tempo dura um tratamento com RPG?

As consultas podem ocorrer de 1 a 2 vezes por semana e a duração de cada consulta pode leva em média 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo profissional de fisioterapia. Mas logo na primeira consulta, é possível se ter uma idéia do tempo de tratamento.

8-  É possível tratar a joanete através da RPG?

A popular joanete ou hálux valgo, é um desvio lateral entre a articulação entre o dedão do pé, que pode levar a uma saliência, óssea dolorosa e acomete em sua maioria, as mulheres. Caracteriza-se pelo rubor ou vermelhidão da articulação do dedão.

Ocorre principalmente pelo uso de sapato com tamanho impróprio ou de salto alto e bico fino. A RPG reorganiza as estruturas do pé, equilibrando as forças musculares que geram ou intensificam o desvio.

9- Quais são os benefícios do tratamento com a RPG?

Correção da postura, resolução de problemas crônicos de coluna, tonificação dos músculos, melhora da asma e bronquite e incremento no crescimento de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, como explicado na pergunta 4.

10- Qualquer fisioterapeuta está preparado para a RPG?

Somente os profissionais de fisioterapia RPGistas que fizeram o curso ministrado por Philippe Souchard estão preparados para o correto uso do método.

Dra Ligia Tenguan é fisioterapeuta com formação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e atende na Clínica Ortocia. Marque sua consulta no

📍 Endereço: Praça Aprigio de Toledo 6 – Atibaia 12940-670

📞 Telefone: 11 2427-5350 ou 11 2427-5361💬 WhatsApp: 11 9 6863-7085 ou link para o WhatsApp: http://bit.ly/whatsapp-ortociaatibaia