Pular para o conteúdo

Drenagem Linfática: Top Dúvidas e Dicas!

Drenagem linfática emagrece?

A drenagem linfática é boa para diminuir a celulite? É verdade que ela emagrece? A gestante pode fazer drenagem para ajudar na circulação? Diminui os sintomas da TPM?

Estas são algumas das principais dúvidas sobre o assunto. E para respondê-las convidamos Dra Camila Bressan, fisioterapeuta no Hospital Albert Sabin por 10 anos, também na clínica Médicos Agora de Atibaia.

Em outros posts abordou assuntos como a “Dor no pescoço ou Cervicalgia” também sobre a “Reeducação Postural Global Souchard“, vai falar hoje sobre as principais dúvidas a drenagem linfática.

Vamos as Dúvidas:

1- Como funciona a massagem na drenagem linfática?

O sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea.

Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.A massagem é realizada através de pressões leves.

É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde serão eliminados através da urina.

2- Quais são os principais benefícios da drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma importante aliada das mulheres, pois atua na prevenção de celulite, limpa toxinas que formam os nódulos de gordura. Elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método deixa a pele com aparência mais saudável, além proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

3- A drenagem linfática elimina a celulite?

Sim, a drenagem auxilia na melhora da aparência da pele e previne o aparecimento de mais celulite. Qualquer que seja a causa da celulite – má alimentação, sedentarismo, cigarro ou alterações hormonais – o problema começa com um processo de retenção de líquido que levará a má oxigenação do tecido, endurecendo até formar nódulos. A drenagem eliminará o líquido excessivo e quebrará o ciclo vicioso da celulite.

4- A drenagem linfática emagrece?

A drenagem diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdome e coxas. Também acelera o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura.

5- A drenagem linfática pode ser realizada na gestante?

A drenagem linfática costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher.

Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mamãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço.

Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar pela urina. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo, o que causa intoxicação.

Esta intoxicação é percebida pelo organismo, e gera excessos de respostas nervosas, deixando-os em estado de irritação.

Na gravidez, a drenagem somente pode ser realizada por um profissional especializado em gestantes, pois a massagem requer alguns cuidados fundamentais e algumas adaptações para o benefício da mãe.

A grávida precisa, inclusive, de uma prescrição médica para o início do tratamento.

6- A drenagem diminui os sintomas da TPM?

A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que se inicia até quinze dias antes da menstruação, e cessa no início do fluxo menstrual.

Atualmente, muitos estudos afirmam a existência dos sintomas desta síndrome durante toda a menstruação e um pouco após o término também.

Isso se dá entre outros motivos pela mudança de hábitos sociais, estresse e má alimentação, reduzindo a resposta nervosa para inibir a produção dos hormônios no momento certo.

Os sintomas da TPM são: irritabilidade, alterações de humor, insônia, vontade excessiva de comer doce, ansiedade, comportamento depressivo, impulsividade, confusão mental, fadiga, inchaços pelo corpo, dor lombar, aumento de peso temporário e enxaqueca.

Tudo isso acontece pelo desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, alterações na atividade de endorfina e serotonina (hormônios da felicidade e do prazer), mais o excesso de prolactina e deficiência das vitaminas B6 e vitamina E.

Todas estas intercorrências são tratadas através da drenagem linfática. O hormônio progesterona, presente em grande quantidade na TPM, causa flacidez na parede venosa, ou seja, os vasos ficam mais grossos e já não podem contrair como antes para levar o sangue para o resto do corpo.

Consequentemente, causam prejuízo da circulação sanguínea. Isso dificulta a chegada de oxigênio por todo corpo, juntamente com os hormônios de inibição da TPM.

Os sintomas então ficam mais intensos. Sendo assim, a drenagem linfática atua numa melhor resposta do sistema circulatório, melhorando a atuação do organismo para inibição dos sintomas da TPM, além de eliminar as toxinas que causam irritação e melhorar a retenção hídrica que causa o inchaço.

7- Qualquer profissional pode realizar a drenagem linfática?

A drenagem linfática deverá ser realizada por um profissional qualificado, fisioterapeuta, esteticista ou ainda um terapeuta apto para a massagem. Segundo estudos científicos, a drenagem linfática manual é incomparavelmente mais eficiente que a drenagem feita por aparelhos mecânicos.

As manobras da drenagem devem ser realizadas em toques suaves para que seja possível alcançar os líquidos perdidos no corpo. Quando é feita muita pressão ocorre a obstrução dos vasos desses líquidos, e não se obtém resultado nenhum.

Portanto, a dica é fugir das drenagens fortes e doloridas. A massagem deve ser leve e relaxante, mas tem contraindicações, identificadas por meio de uma avaliação profissional.

É o especialista que dirá se você pode ou não se submeter ao tratamento. Não é necessária prescrição médica, exceto nos casos de drenagem para grávidas, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos, indicados somente para fisioterapeutas aplicarem o método.

8- Qual é o preço de um tratamento com drenagem linfática?

Cada caso deve ser avaliado individualmente para um correto diagnóstico e planejamento correto do problema a ser resolvido. Se existe um bom investimento, este é o investimento na sua saúde e prevenção de doenças! Invista na sua saúde!

Está interessado em uma parceria?

Veja também sobre locação e preços de salas para profissionais da saúde por períodos no Aluguel de salas comerciais para profissionais da saúde.

Nossas redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ortociaatibaia/

Instagram: https://www.instagram.com/ortociaatibaia/