Pular para o conteúdo

Dor no Pescoço e Dor de Cabeça: Top 5 Dúvidas sobre Cervicalgia

Dor no pescoço ou cervicalgia: Nós tratamos o seu problema!

Primeiramente a dor no pescoço ou dor cervical ou ainda cervicalgia e torcicolo são sinônimos causados pela má postura, estresse e traumas. Nossos ortopedistas, juntamente ao fisioterapeuta, fazem todos os tratamentos para este problema.

Assista ao vídeo do Dr Willian Ricardo de Oliveira especialista no tratamento desta e outras dores:

Em segundo lugar, falamos em outra postagem sobre a Drenagem Linfática e a Reeducação Postural Global (RPG Souchard). Porém hoje, falaremos sobre a cervicalgia, que é mais comum do que se imagina, tem tratamento específico e é mais tranquilo quando diagnosticada precocemente!

Vamos as Top 5 dúvidas sobre dor no pescoço:

1- O que é a dor no pescoço ou cervicalgia?

A princípio a dor é um sintoma que indica que algo está errado no organismo. Além disso, muitas pessoas não levam a sério esse importante mecanismo do corpo, fazendo com que a dor piore ou mesmo se transforme numa lesão grave. Isso também se aplica a coluna cervical. A cervicalgia ou dor no pescoço atinge muitas pessoas, seja pela má postura ou por algum trauma.

2- O que pode causar a dor cervical?

Diversos fatores podem desencadear a incômoda cervicalgia. Muitas vezes ela se instala aos poucos, devido ao estresse, má postura, sobrecarga nos membros superiores, obesidade, envelhecimento, ou mesmo devido a postura no trabalho, para pessoas que ficam a maior parte do tempo sentadas em frente ao computador, por exemplo.
Em alguns casos, traumas causados por pancadas ou mesmo um acidente de transito podem desenvolver a dor cervical.

3- Quais são os principais sintomas da cervicalgia?

Primordialmente dor no pescoço, dor nos ombros, dores de cabeça (base da cabeça, que podem se estender para olhos, têmporas, mandíbula). Também dor e formigamento dos braços e mãos, rigidez dos músculos da região acometida, diminuindo a amplitude de movimento do pescoço, causando torcicolos.

4- O que devo fazer? Qual é o tratamento?

Em primeiro lugar é importante procurar um médico e realizar exames para diagnosticar possíveis problemas. Logo depois exames como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas podem auxiliar os profissionais especialistas na avaliação e indicação do tratamento.

5- Tenho dor cervical, como posso tratar?

Enfim o tratamento com fisioterapia tem grande incidência de melhora para os pacientes acometidos com a cervicalgia, sendo uma alternativa aos medicamentos e cirurgia. De maneira geral a RPG (Reeducação Postural Global), que atua descomprimindo as vertebras (Leia também “Hérnia de disco: Fisioterapia cura?“), alongando a musculatura da região, melhorando as possíveis compensações que o organismo criou para se adaptar a dor, causando piora da postura como um todo.

A RPG não trata apenas o local lesionado. “Nossos músculos estão interligados em cadeias que interferem umas nas outras. Na RPG, tratamos a causa do problema, não apenas o sintoma. Avaliamos o paciente a partir do local da queixa, mas distinguimos os mecanismos de compensação que desencadeiam a dor. Uma lesão na coluna pode ser resultado de um problema no pé.

Para se livrar da dor, a pessoa passa a pisar torto e compromete os músculos e as articulações de todo o sistema”, esclarece o fisioterapeuta Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG.