O que é e o que causa a hérnia de disco? Quais são os tratamentos para a hérnia?
Hoje, a fisioterapeuta Dra Camila Bressan irá tirar as principais dúvidas sobre a hérnia de disco. Trata-se de um importante assunto de saúde pois, estima-se que cerca de 15% da população mundial tenha algum tipo de protrusão ou herniação discal. Ou seja, aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo são portadoras de algum tipo de alteração anatômica na coluna vertebral.
1- O que é a hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta por diversas estruturas, dentre elas vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. A nossa coluna são unidas por discos fibrosos-gelatinosos que funcionam como amortecedores, dando mobilidade e suportando impactos.
A hérnia de disco geralmente ocorre pelo desgaste dos discos intervertebrais com o tempo e o uso repetitivo. Como resultado, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.
Dessa forma, o problema é mais frequente nas regiões lombar (por suportar maior carga) e cervical (por ser uma área com maior amplitude de movimento). Similarmente, falamos também sobre dor cervical no post “Dor no pescoço e dor de cabeça: Top dúvidas sobre Cervicalgia!“
2- Quais as causas da hérnia de disco?
Pacientes com casos de hérnia de disco na família tem predisposição a esta enfermidade. Da mesma forma, o envelhecimento, pouca ou nenhuma atividade física e tabagismo auxiliam para seu desenvolvimento.
Atividades que demandam repetição e levantamento de carga podem comprometer precocemente a integridade da coluna vertebral e suas estruturas, favorecendo o aparecimento da hérnia.
3- Quais os principais sintomas?
As dores na coluna podem variar de intensidade leve a forte, e, em alguns casos, com a possibilidade de incapacitar a pessoa de realizar movimentos. Outros sintomas de compressão de raízes nervosas são formigamento (parestesias), irradiações de dor e formigamento para pernas ou braços, dependendo a região da hérnia de disco.
4- Como diagnosticar?
Exames clínicos baseados nos sintomas apresentados pelo paciente podem auxiliar assim como exames de imagem (raio-x, ressonância magnética e tomografia) podem complementar o diagnóstico e determinar a extensão da lesão.
5- Quais são os tratamentos?
As hérnias discais respondem bem ao tratamento conservador (fisioterapia). A cirurgia só será indicada se o médico notar que o paciente não respondeu ao tratamento conservador e em casos que a protrusão do disco é excessiva, comprometendo as estruturas adjacentes.
6- Como a RPG Souchard atua na hérnia de disco?
A Reeducação Postural Global é muito utilizada no tratamento da hérnia de disco, sendo um método seguro e adequado para diminuição dos sintomas.
Através de posturas que proporcionam alongamento dos músculos organizados em cadeias, há a descompressão dos discos localizados entre as vértebras e, consequentemente, aumento da amplitude de movimento e diminuição da dor.
O fisioterapeuta RPGista auxilia na modelagem do corpo do paciente corrigindo áreas com alterações esquecidas, mudando padrões e posturas, trazendo saúde e qualidade de vida. Com isso, evita-se a que dor reapareça.
Está interessado em uma parceria?
Veja também sobre locação e preços de salas para profissionais da saúde por períodos no Aluguel de salas comerciais para profissionais da saúde.
Nossas redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/ortociaatibaia/
Instagram: https://www.instagram.com/ortociaatibaia/