Pular para o conteúdo

Extração de dentes do Siso: Dói para fazer?

Extração de dentes do Siso: Dói para fazer?

Dúvida: Extração de dentes do Siso: Dói para fazer?

Em primeiro lugar, a resposta é não. Desde que realizada por cirurgião especializado em Cirurgia Bucomaxilofacial a extração de dentes do Siso será indolor e rápida. Já havíamos abordado esse assunto no post Como aliviar a dor do dente Siso?

Em segundo lugar, a extração de dentes do siso é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em cirurgia da boca. Como resultado, as intervenções cirúrgicas são uma das principais causas de dor e a principal delas é a dor pós-operatória.

Geralmente a dor pós operatória se inicia com o término do efeito da anestesia e vai aumentando nas primeiras horas após a cirurgia (6 a 12h) afetando diretamente a qualidade de vida do paciente. E os níveis de dor são maiores nas mulheres, segundo estudo.


Quais são as principais causas de dor decorrentes da cirurgia do siso?


Dentre as causas da dor estão o inchaço, trismo (travamento da boca), sangramento, infecção, lesão do nervo e fratura do osso, que podem ocorrer após extração de um siso.

Portanto, mais importante do que a dor durante a cirurgia de siso é o controle da dor pós-operatória para o conforto do paciente.

Qual é o melhor remédio para dor de extração do Siso?

Métodos como a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) que é a aplicação de correntes elétricas de diferentes frequências, Terapia de Foto Bioestimulação com LASER infra vermelho de baixa frequência, analgésicos opióides de ação central (TRAMAL), são algumas das alternativas utilizadas com para diminuir o sofrimento do paciente após a cirurgia do siso.

Porém, a maioria dos estudos não mostra grande eficácia na maioria destes métodos. Desta forma, mais importante do que sanar a dor após a cirurgia, é evitar que ela ocorra. Para isso, realizar tratamento com profissionais especializados na área e clínicas preparadas para este procedimento é fundamental.

Nossas clínicas possuem o sistemas de analgesia inalatória com óxido nitroso, ou seja sedação consciente com óxido nitroso. Portanto, você não vai sentir nem mesmo a picadinha da anestesia do dentista!

Assista ao vídeo sobre a analgesia inalatória com óxido nitroso:

Gostou? Então encontre os melhores cirurgiões bucomaxilofaciais de sua região em nosso site e agende a sua avaliação agora mesmo!

Bibliografia:

  • Ahmet-Taylan Çebi Med Oral Patol Oral Cir Bucal. Effects of transcutaneous electrical nerve stimulation on pain after impacted third molar surgery 2019 May; 24(3): e404–e408. doi: 10.4317/medoral.22871
  • Erkan Feslihan and Cennet Neslihan Eroğlu Can Photobiomodulation Therapy Be an Alternative to Methylprednisolone in Reducing Pain, Swelling, and Trismus After Removal of Impacted Third Molars? Photobiomodulation, Photomedicine, and Laser Surgery Vol. 37, No. 11 https://doi.org/10.1089/photob. 2019. 4696
  • Brignardello-Petersen R, Carrasco-Labra A, Araya I, Yanine N, Beyene J, Shah PS. Is adjuvant laser therapy effective for preventing pain, swelling, and trismus after surgical removal of impacted mandibular third molars? A systematic review and meta-analysis. J Oral Maxillofac Surg. 2012 Aug;70(8):1789-801. doi: 10.1016/j.joms.2012.01.008.