Pular para o conteúdo

Como aliviar a dor do dente Siso?

1- O que significa dente siso? Dente siso ou dente queiro são a mesma coisa?

Dente do siso ou dentes do juízo são termos utilizados para denominar o terceiro molar, que são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. Pelo fato de serem os últimos dentes, também são conhecidos como dente queiro no nordeste do Brasil.

2- Com quantos anos o dente siso deve nascer?

Ele nasce por volta dos 17 até os 25 anos. Se após esta idade, o dente ainda não irrompeu na boca é porque está retido ou porque não se formou.

3- Por que precisamos extrair o dente siso?

Existem diversas razões para se extrair os dentes do siso, as mais comuns são:

  • Dentes afetados por cárie
  • Dentes afetados por doenças gengivais
  • Dentes desalinhados ou mal posicionados na arcada, conhecidos também como sisos impactados
  • Quando estão causando dor ou inflamação (Pericoronarite)
  • Presença de patologias como cistos e tumores benignos

A pericoronarite é uma inflamação de moderada  a média intensidade dos tecidos ao redor do dente do siso que causam dor e dificultam ainda mais a higienização e a abertura de boca. A pericoronarite é responsável por 25 a 30% dos terceiros molares impactados extraídos.

As cáries surgem pela dificuldade do paciente conseguir higienizar estes dentes de forma adequada, e é responsável por cerca de 15% das extrações dos dentes siso. Leia o post Cárie dentária: Top 5 dúvidas!

A pericoronarite e as cáries podem resultar em necrose (morte) da polpa dos terceiros molares e resultar em infecção local ou se espalhar por outras regiões da face.

Assista esse vídeo contando uma história sobre o dente siso:

4- A cirurgia do dente do siso é dolorida? Como aliviar a dor do dente siso?

A remoção de terceiro molar é uma cirurgia invasiva, comumente realizada em pessoas saudáveis ​​e jovens que raramente tiveram experiência anterior com cirurgias de qualquer tipo. É de se esperar um pouco dor como conseqüência de uma cirurgia destes dentes, devido a intensidade e da localização, bem como a presença de outras complicações como trismo (dificuldade em abrir a boca), inchaço, sensibilidade e alveolite.

Hoje em dia, a cirurgia pode ser realizada de modo que o paciente não sinta absolutamente nenhuma dor durante o procedimento. Por meio da utilização da Técnica de sedação consciente com o óxido nitroso, até mesmo os pacientes mais ansiosos realizam este procedimento sem quaisquer dificuldades. Para saber mais leia o post Óxido Nitroso: Analgesia Inalatória e Sedação Consciente.

A solução mais obvia para aliviar a dor que o siso provoca, é a extração dos dentes pelos cirurgiões-dentistas. Agora, existem algumas situações em que a extração imediata não é possibilitada ou pela baixa imunidade do paciente, ou inchaço exagerado por infecção ou um quadro de pericoronarite que requer um tratamento prévio a extração.

A dor pode originar no pós-cirúrgico, surgem complicações como, inchaço, trismo e dor de moderada a intensa. Nestes casos, o tratamento com um analgésico opióide de ação central como o Tramal ou associação do Ibuprofeno mais Acetaminofeno (Paracetamol) são recomendados pela literatura científica atual para resolver estes problemas.

Como falado no post Tramal serve para Dor de Dente? este fármaco pode ser utilizado até em casos de dor obstétrica, dor terminal por câncer, dor de origem coronariana e dor neuropática, pois sua ação é analgésica e anestésica. Todavia, somente a realização de uma consulta com um cirurgião-dentista pode diagnosticar e receitar este remédio de forma correta.

5- Quanto custa a extração de um dente do siso?

O valor de uma extração do dente do siso varia muito de profissional para profissional. Profissionais especialistas tendem a ter o preço mais elevado do que os dentistas não especialistas. Nós sempre recomendamos sempre escolher o profissional por indicação e não pelo mais barato. Geralmente, bons profissionais cobram mais caro mesmo.

Fonte: