Home / Implantodontia / Implante Dentário Preço: Quanto Custa?

Implante Dentário Preço: Quanto Custa?

implante preço

Quanto custa um implante dentário? Qual é o preço de um implante dentário? O implante dentário é muito caro? Por que o implante dentário não é barato? Existe implante dentário gratuito?

Doutor Marcus Kasaya já abordou o assunto no post “Implantes dentários: Top Dúvidas!” mas como as dúvidas quanto ao custo deste tratamento são muito recorrentes, vamos esclarescê-las:

implante custo
 
1- Por que um implante é tão caro?
Um dos fatores que afastam os pacientes que necessitam de substituição de dentes através da escolha de implantes dentários é o custo proibitivo. O custo econômico de qualquer intervenção protética é um equilíbrio entre despesas de capital inicial (envolvendo honorários profissionais, taxas de laboratório e custos dos componentes do implante), a manutenção e os custos de reparação, bem como quaisquer custos ocultos do serviço. Embora existam outras opções de tratamento mais baratas, os benefícios obtidos com o tratamento de implante dentário pode ser significativo, mas, ao mesmo tempo difíceis de medir.
 
Custos de tempo, de oportunidade, desconforto e custos de manutenção desempenham papéis fundamentais também individualmente e coletivamente que também são difíceis medir. Quando os custos excedem o valor percebido, o tratamento pode ser questionado, ou a aderência à alternativas de tratamento diminuem de forma considerável. Quando os custos são justificados, o tratamento pode prosseguir e os pacientes ficam propensos a valorizar o tratamento. Portanto, o preço do implante dentário não depende da vontade de quanto o profissional quer cobrar, mas sim destes diversos fatores envolvidos em um tratamento de saúde.
 
Estudos realizados na Universidade de Columbia comprovaram que o tratamento mais caro é o tratamento com implantes dentários como escrevi no post “Implantes dentários: Preço é  o que realmente importa?
 
2- Qual é o preço médio de um implante?
Apesar da literatura científica relatar a diminuição das taxas de insucesso, a relutância dos pacientes para colocação de implantes está mudando lentamente. É uma expectativa do paciente, mas também do profissional sobre qual preço cobrar para o paciente poder colocar um implante dentário.
Mesmo com o aumento exponencial da colocação de implantes em todo o mundo na última década, o argumento mais forte para a desistência deste tipo de tratamento continua sendo o preço do implante.

 

Uma pesquisa com dentistas da Arábia Saudita, utilizou uma ferramenta chamada de “patient’s willingness to pay” (WTP) que poderia ser traduzida como a “vontade do paciente em pagar” que representa um dos métodos mais aceito para avaliar a aceitabilidade da nova modalidade de tratamento para o dentista clínico. Ela tem sido usada com sucesso para medir a percepção do paciente em não só em odontologia, mas em áreas como ortopedia, cardiologia preferencialmente em serviço de saúde.
 
Segundo o estudo, o preço médio na cidade de Ryadh na Arábia Saudita em 2012 era de 11.000,00 dólares. E a conclusão foi a de que os pacientes estão dispostos a pagar este valor desde que oferecesse maior estabilidade da dentadura e uma melhora na função mastigatória.
 
Outro estudo no Reino Unido de 2012 mostrou que uma dentadura sobre implantes (overdenture) custa em torno de 6.000,00 libras esterlinas ( cerca de 27.000,00 reais). Valor que é proibitivo para grande parte da população, pois todos os outros tratamentos são cobertos pelo National Health Service (NHS), o equivalente ao SUS dos ingleses, por um valor médio de 200 libras esterlinas (900 reais aproximadamente) por mês dando direito à todos os exames e tratamentos médicos-odontológicos.
 
3- Qual é o preço dos implantes em reais no Brasil?
Como já havia falado no post “Implantes dentários: Preço é o que realmente importa?” os estudos de custo-efetividade são melhores desenhos de estudo científico para medir modalidades de tratamentos em saúde. Estes estudos podem ser utilizados pelos governos para direcionamento de verbas para saúde pública de forma mais acertada. Porém, no Brasil inexiste qualquer estudo científico para implantes dentários, quiçá em qualquer outra área de saúde bucal no Brasil. Todavia, o governo federal já gastou nestes últimos 10 anos 7 bilhões de reais no programa “Brasil Sorridente” e pouco se mudou da realidade em saúde bucal no país. Afinal, ainda continuamos sendo um país de desdentados, como mostrei no post “Dental Cremer e Ortocia“.
 
Tendo em vista esta triste realidade, o único parâmetro de preços de tratamentos com implantes dentários estão nas mãos dos dentistas de clínicas e consultórios particulares.
 
4- Por que colocar um implante e não uma prótese ou dentadura?
A pesquisa inglesa apontou que o fator estético foi o principal fator em detrimento à função que é mais importante para o dentista. Porém, a perda de um dente posterior é um importante fator para procura para colocação de um implante dentário.
 
O mais importante na decisão de realizar ou não um tratamento, é a qualidade de vida deste paciente. Diversos motivos sócio culturais podem interferir nesta decisão, estética, função de mastigação e assim levar o paciente pela escolha do implante ao invés da dentadura.
 
5- Onde posso encontrar implantes gratuitos?
Dificilmente você irá encontrar implantes dentários sem pagar absolutamente nada. Como os custos deste procedimento são altos, os cursos de implantodontia, faculdades e universidades podem oferecer de forma subsidiada estes implantes.
 
Veja aqui uma lista com alguns destes cursos de implantes. Geralmente você deve entrar em contato através dos formulários e telefones disponíveis:
Fonte:
Comentários via Facebook

One comment

  1. Prezado Dr.

    Imagino que já tenha pensado em escrever um livro retratando suas experiências pessoais ou profissionais,
    a história da Clínica ou abordando outro tema.

    Porque estas vivências, realizações, etapas conquistadas e até momentos de superação
    merecem ser resgatados e preservados da melhor forma,
    como referência para familiares, pacientes, colaboradores e colegas.

    Sou escritor com 35 anos de experiência para desenvolver o projeto com agilidade, qualidade
    e custo atrativo, inclusive com a sua autoria, reunindo textos e imagens emocionantes.

    Os nossos contatos poderão ser presenciais ou pelo Skype e o livro será também
    eficiente ferramenta de marketing institucional, entre outros benefícios,
    podendo prestar uma homenagem inesquecível.

    Nada melhor do que um livro exclusivo para fortalecer vínculos,
    potencializando a confiança, empatia e admiração construídas ao longo dos anos.

    Estou à disposição para trocarmos ideias a respeito.

    Obrigado e até breve.

    http://www.vidaescrita.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *