Pular para o conteúdo

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental: Top Dúvidas

Dr Marcus Kasaya mostra caso de 10 facetas confeccionadas em impressora 3D

Antes de ler o post, assista ao nosso vídeo sobre a diferença entre as facetas de porcelana e as as lentes de contato dental com Dr Bruno Kasaya:

1- Facetas de porcelana e lentes de contato dental são a mesma coisa?

Não. As lentes de contato dental são laminados cerâmicos ultra finos (cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura). Por serem bem delgadas se assemelham as lentes de contato. Por outro lado, as facetas de porcelana têm uma espessura maior do que 0,5 mm. Portanto, uma se diferencia da outra pela espessura e no modo como se prepara o dente para recebê-la. Leia Lentes de contato dental preço: Top 5 dúvidas.

2- As facetas de porcelana e as lentes de contato dental são novidades na odontologia?

Não, a utilização destas restaurações estéticas ficou mais corriqueira já no início dos anos de 1980.

Hoje, com o auxílio das tecnologias computadorizadas como o CAD/CAM e diversos materiais de qualidade superior, existe a possibilidade de realizar tratamentos estéticos extremamente conservadores nos dentes, assim como o clareamento dentário (Leia o post, Clareamento dental caseiro).

facetas de porcelana ou lentes de contato dental

3 – Qual é a função das facetas de porcelana ou das lentes de contato? Em que casos elas são utilizadas?

Ambos, são peças protéticas estéticas de cerâmica, e têm o objetivo de mimetizar e substituir partes perdidas, desgastadas, má formadas, manchadas ou quebradas de um determinado dente ou até de todos eles.

O fechamento de espaços entre os dentes, retificação de dentes tortos por desgaste ou até insatisfação com a estética, pode ter também a indicação das facetas de porcelana.

Sempre lembrando que, o dentista que fará o correto diagnóstico e planejamento do seu caso e direcionará para o tratamento correto, pois, para cada um desses problemas, existem outros tipos de solução, que não somente os laminados cerâmicos.

Assista também o vídeo da transformação do sorriso com as facetas de porcelana em uma de nossas pacientes:

4- De que material as facetas são feitas?

É importante salientar que existem as facetas de resina composta e de porcelana. Hoje, vamos falar sobre as facetas de porcelana e os laminados cerâmicos mais utilizados, que se originam da cerâmica feldspática ou dissilicato de lítio. Para obtenção dos laminados, como os da foto abaixo, ainda é necessário a confecção ou personalização por um protético especializado em cerâmicas.

faceta de porcelana e lente de contato dental

5- O tratamento é doloroso? Como são as consultas até as facetas ficarem prontas?

O dente que vai receber a prótese, deve ser previamente preparado, ou seja, dependerá da estrutura do dente remanescente. Portanto, pode ser necessário o tratamento de canal, colocação de implantes dentários e um período de adaptação com dentes provisórios antes do sorriso definitivo.

Então, cada caso pode necessitar de diferentes procedimentos nas várias especialidades da odontologia até se chegar ao desenho do sorriso final. Existem clínicas especializadas preparadas para este tipo de procedimento. Encontre a Clínica Ortocia mais próxima de você!

O advento do DSD (Dental Smile Design), que é o “projeto de arquitetura” do seu sorriso, possibilita seu dentista desenhar seu sorriso, antes mesmo de iniciar um tratamento.

Isto é possível, graças a realização de um protocolo fotográfico prévio do seu sorriso, para que o mesmo, possa planejar da mesma forma como o arquiteto faz em uma construção ou reforma, e, simula como ficará o resultado final do sorriso. Nesta fase, é possível sentar junto ao seu dentista e mudar detalhes no projeto do seu futuro sorriso.

Assista ao vídeo comparando antes e depois durante a prova do sorriso:

6- As facetas e as lentes costumam durar quanto tempo?

A durabilidade média, das facetas de porcelana e lentes de contato dental, fica em torno de 10 anos, ou seja, o dobro da durabilidade de uma faceta de resina.

Um estudo científico recente, comparou a vida útil de diversos tipos de laminados cerâmicos, concluiu que cerca de 90% das coroas permanecem intactas após 5 anos de instalação e que após 10 anos de 66% a 94% permanecem em bom estado, dependendo do tipo de material utilizado.

Procura a clínica mais próxima de você:

Facetas de porcelana no Jardim Anália Franco

Facetas de porcelana em Bragança Paulista

Facetas de porcelana em Extrema

Facetas de porcelana em Itapeva

Facetas de porcelana em Cambuí

Facetas de porcelana em Itajubá

Facetas de Porcelana em Pedra Bela

Fonte:

  •  Morimoto S, Albanesi RB, Sesma N, Agra CM, Braga MM. Main Clinical Outcomes of Feldspathic Porcelain and Glass-Ceramic Laminate Veneers: A Systematic Review and Meta-Analysis of Survival and Complication Rates. Int J Prosthodont. 2016 Jan-Feb;29(1):38-49.
  • Layton DM, DPhil MC. A Systematic Review and Meta-Analysis of the Survival of Non-Feldspathic Porcelain Veneers Over 5 and 10 Years. Int J Prosthodont 2013;26:111–124.
  • V. Marsango R, Bollero N, D’ovidio, M. Miranda, P. Bollero, A. Barlattani Jr. Digital work-flow. Oral & Implantology – ano VII – n. 1/2014.