Pular para o conteúdo

Problemas com a raiz do dente Parte 1

mulher com problemas bucais

Problemas com a raiz do dente: Causas e sintomas

Primeiro vamos elucidar qual é exatamente o problema na raiz do seu dente! Geralmente, esta dúvida refere-se às lesões cervicais não-cariosas, ou seja, a exposição da raiz do dente por motivos que não sejam cáries, e este problema é chamado de recessão, abrasão, erosão ou as abfrações! Se não for este o caso, provavelmente você está procurando por tratamento de canal, então leia o post “Tratamento de canal: O que é?

Vamos as dúvidas:

1-O que causa problema na raiz do dente? Abfração, erosão e retração gengival são o mesmo problema?

Assim como qualquer lesão cervical não cariosa, todas têm uma etiologia multifatorial. Refluxo gastroesofágico, distúrbios alimentares e contribuintes dietéticos, tipo de mordida, parafunção e hábitos orais (bruxismo), incluindo comportamentos ocupacionais (roer unha e tampa de caneta) e rituais são alguns dos diversos causadores das lesões não cariosas nas raizes dos dentes.

A abfração é uma lesão cervical não cariogênica, caracterizada pela perda de tecidos dentários de diferente formas. Atingem cerca de 17% dos indivíduos adultos. Na abfração, acreditava-se que o apertamento dos dentes poderia ser a causa primaria, mas ainda são pouco compreendidas. Um conjunto de fatores químicos, biológicos e comportamentais podem explicam maior desgaste cervical (colo do dente) na maioria dos casos.

A erosão se caracteriza pela perda progressiva de tecido duro dentário causadas por ácidos de fontes não bacterianas, advindas de fora ou do próprio organismo. A regurgitação pode ser involuntária em casos de complicações gastrintestinais, ou pode ser induzida por indivíduos com anorexia nervosa ou bulimia.

A erosão dietética ocorre devido ao alto consumo de alimentos ou bebidas que contêm uma variedade de ácidos, tais como os cítrico e outras frutas, sucos de frutas (ácido cítrico), refrigerantes, vinho e outras bebidas carbonatadas (ácido carbônico e outros ácidos). Estudos também relataram que a erosão ou a biocorrosão também podem ocorrer pelo uso freqüente de enxaguatórios bucais ácidos.

O assunto retração gengival foi abordado no post “Problemas com a raiz do dente! Parte 2

problemas com a raiz do dente

Ilustração da esquerda para direita: Lesão em forma de cunha, em forma de alça de pires e mista. Crédito da foto: Wikipédia

2- Quais são os sintomas de quem tem problemas nas raízes dos dentes?

Sabemos que temos estas lesões, quando começam existir “degraus” entre a gengiva e a raiz do dente. Como ilustrado na figura acima. Pode atingir todos os dentes, incisivos, pré-molares e em menor escala os caninos e molares.

Dentre estas lesões estão a perda na integridade do dente, retenção da placa bacteriana, sensibilidade na raiz dos dentes (sensibilidade ao morder um sorvete, por exemplo), morte da polpa dos dentes e comprometimento da estética.

Em casos mais graves, as lesões podem ser tão extensas que expõe a polpa dentária, podendo levar à sensibilidade severa.

3- Qual é a melhor forma de diagnóstico destas lesões?

O melhor diagnóstico é feito com anamnese completa do paciente, acompanhada por um exame clínico cuidadoso por parte do dentista.

Fotografias da boca e dos dentes, modelos de gesso, medir as lesões ao longo do tempo, também ajudam a planejar o tratamento destas lesões.

Como as causas podem ser diversas, e podem mudar com o decorrer do tempo, todos os fatores devem ser avaliados pelo dentista.

4- Qual é o tratamento para problemas na raiz do dentes?

A razão é baseada no restabelecimento de função ou diminuição da sensibilidade do dente de dentes seriamente comprometidos e também por razões estéticas.

Vamos as razões:

  • Lesões prematuras: intervenções são desnecessárias;
  • Lesões em dentes vitais: monitoramento por 6 meses antes de intervir;
  • Lesões com retração da gengiva: restauração mais cirurgia e ajuste da mordida para não aumentar a abfração.

O paciente também deve colaborar com a mudança de alguns comportamentos:

  • dieta;
  • técnica de escovação;
  • uso de protetores para reduzir o aperto de dentes ou bruxismo;
  • uso de gomas de mascar para aumentar o fluxo salivar;
  • terapia ou atendimento médico em condições médicas ou mentais.

Outras opções de tratamento:

  • monitoramento da progressão da lesão;
  • ajustes de mordidas, colar um dente no outro
  • técnicas para aliviar a hipersensibilidade
  • colocação de restaurações e procedimentos cirúrgicos de cobertura radicular em combinação com restaurações

5- Qual é o preço do tratamento para problemas com a raiz do dente?

Uma das dúvidas mais recorrentes do paciente, são os preços do tratamento de raiz do dente. Como você pode perceber, existem uma infinidade de situações que podem ocorrer e influenciar tanto no preço, quanto no tempo de tratamento destas lesões. Então, fica a pergunta: Bons profissionais geralmente, custam “baratinho”? Concluído, procure somente bons profissionais, indicados por alguém que você conheça. O barato sai caro! Não economize com a sua saúde. Cuide dela somente com os melhores.

Acesse nossa página do Facebook e siga o nosso Instagram!

Fonte: