Pular para o conteúdo

Halitose: O que é e como tratá-la?

1- O que é a halitose?

Halitose, mau hálito, bafo de onça, mau odor bucal, mau odor da boca, fedor oral, boca com mau cheiro são alguns dos termos de pesquisa utilizados para pesquisar esta doença.

A halitose é um odor desagradável proveniente da boca durante a respiração. Ela afeta de 6% a 50% da população em geral. Por este motivo, este é o terceiro maior motivo da procura por tratamento odontológico, depois da cárie e da doença periodontal.

Esta doença é excludente e vista como um tabu por diversas sociedades. Desta quem sofre deste problema são suscetíveis a ansiedade, depressão e constrangimento psicossocial diminuindo ainda mais a qualidade de vida.

2- A halitose é perigosa para saúde geral?

Embora não represente ameaça a vida, quem sofre desta doença experimenta altos níveis de sofrimento psicológico.

3- O que causa a halitose?

É uma doença multifatorial, que envolve fatores bucais e não bucais como condições do trato respiratório superior e inferior, distúrbios gastrointestinais, endócrinos, doenças sistêmicas bem como distúrbios psicológicos.

Dentre os fatores intraorais, os principais causadores são os compostos voláteis de enxofre produzidos por bactérias presentes nas áreas sub gengivais e dorso da língua, que são os principais constituintes do gás mal cheiroso. Porém, a etiologia e a fisiopatologia das bactérias sub gengivais ainda não estão totalmente compreendidas.

4- Qual é o tratamento da halitose?

O tratamento do mau hálito enfoca principalmente na diminuição química dos compostos voláteis de enxofre já existentes e diminuição dos compostos produzidos por microorganismos da cavidade oral.

É um tratamento que requer cuidados a longo prazo, e como qualquer doença crônica a reeducação do paciente é de fundamental importância para o sucesso e manutenção deste.

Ou seja, ir ao dentista e fazer prevenção periódica são muito importantes para diminuição do mau hálito. Fizemos um post com diversas dicas de como prevenir o mau hálito no post Mau hálito: 10 dicas de tratamento da halitose.

5- Qual é o preço do tratamento da halitose?

Como esta é uma doença multifatorial, o preço do tratamento do mau hálito também pode variar muito dependendo da origem. Por isso sempre enfatizamos a visita periódica ao dentista a fim de evitar tratamentos caros, demorado e doloridos. Lembre-se prevenir é sempre mais barato do que tratar uma doença.

Fonte:

Marcações: