Pular para o conteúdo

Clareamento Dentário

clareamento dentário

Qual é o preço um clareamento dentário? Qual é o melhor clareamento? Qual é o mais rápido?

1- O que é o clareamento dentário?

É uma reação química: o clareador é uma substância que libera radicais livres de íons de oxigênio e hidroxila ou peri-hidroxila. Radical livre é qualquer molécula que tem um elétron não pareado, proporcionando alta reatividade. Estas moléculas reagem nas regiões com pigmentos dentro da estrutura dentária quebrando em pequenas moléculas não pigmentadas.

Portanto, é um procedimento cosmético conservador e está entre os mais populares na odontologia. Ele pode ser dividido entre clareamento externo e interno (em dentes que escureceram com tratamento endodôntico, por exemplo), de consultório (realizados por profissionais) e caseiro realizados com substâncias a base de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida em diversas concentrações.

2- Quais são as vantagens de cada tipo de clareamento?

Clareamento a Laser ou em consultório:

  • realizado por um dentista
  • redução no tempo de tratamento (2 ou 3 visitas no dentista)
  • resultados mais rápidos

Clareamento caseiro:

  • Não requer a supervisão integral por parte do profissional
  • resultado igual ao do clareamento a Laser
  • Não requer uso de fontes de luz, LED ou arco de Plasma
  • Menor sensibilidade dos dentes durante o procedimento de clareamento. Saiba mais no post Clareamento dental caseiro: Top Dúvidas.

Clareamento interno:

  • Clareamento de dentes escurecidos após tratamento de canal
  • tratamento mais conservador do que a colocação de uma prótese
  • realizado por um dentista

3- Qual é o clareamento dentário mais rápido? O clareamento de consultório ou o caseiro?

Embora os fabricantes de géis clareadores afirmem que o clareamento dentário associados à luz melhora e acelera o procedimento, tornando-o mais rápido, os estudos atuais não confirmar diferenças entre os resultados e velocidade do clareamento utilizando géis clareadores de maior ou menor concentração. Para saber mais sobre o assunto leia o post Clareamento dental a Laser versus clareamento dental caseiro: Qual é o melhor?

4- Qual é o preço do clareamento dentário?

Como você deve ter percebido, existem diversos tipos de clareamentos, para diversos tipos de dentes e problemas de manchamento e escurecimento dos dentes. Portanto, mais importante do que saber o valor de um clareamento dentário, é fazer uma avaliação em uma clínica para saber se o seus dentes irão realmente clarear seus dentes. Pois se você tiver dentes com próteses, grandes restaurações, manchamentos antigos o melhor tratamento seria a utilização de facetas de porcelana. Leia o post Facetas de porcelana ou lentes de contato dental: Top dúvidas.

Fonte: