Pular para o conteúdo

Dor de dente: Qual é o melhor remédio?

dor de dente: qual melhor remédio?
Dor de dente: O que eu tomo?

Estou com dor de dente: Qual é o melhor remédio?

Recebo diariamente, pedidos desesperados para receitar remédios para aliviar a dor de dente! Primeiramente, a dor de dente aguda está entre as piores dor do ser humano, e muitas vezes este tipo de dor  NÃO passa com o uso de remédios! Analgésico nenhum ou anti-inflamatório pode com certas doenças bucais! Consequentemente, o uso ao longo dos anos de forma indiscriminada, levou a alterações genéticas das bactérias resultando em cepas bacteriana multi-resistentes à antibióticos.

mulher com dor de dente
Dor de dente: Qual é o Melhor Remédio?

1- Mas o que causa a dor de dente?

As dores podem ser causadas por sensibilidade grave,  cáries em estágio avançado (leia: Cárie dentária: Top 5 dúvidas), quebra de dentes, problemas periodontais graves (leia: Gengiva inchada ou inflamada: Preciso de tratamento?), bruxismo ou ranger de dentes (leia: Bruxismo: principais dúvidas!) em alguns casos. Certamente são doenças que levam a dor, e só aliviados sob efeito anestésico ou sob a intervenção do dentista no consultório.

2- Quais são os remédios utilizados para tirar a dor de dente?

Geralmente, para as infecções de dentes, de canal, são prescritos antibióticos e analgésicos para dor. Provavelmente você gostará de ler o post Tramal serve para dor de dente? O paciente deve estar ciente das circunstâncias para o uso dos antibióticos que serão indicados pelo dentista. De modo algum faça a auto medicação.

3- Fiz uma cirurgia do dente do siso e estou com dor. Qual é o melhor remédio?

Alguns estudos mostraram que a associação mais eficaz para controle de dor pós-operatória, é o uso associado de analgésico e anti-inflamatório não esteroide. Exemplo: a associação de ibuprofeno (anti-inflamatório) e paracetamol (analgésico), mostrou ser eficaz no tratamento da dor pós-operatória de extração do siso.

Outros estudos mostram que o uso do anti-inflamatório esteroidal dexametasona utilizada isoladamente, também foi eficaz no controle da dor, no pós-operatório.

4- Em um tratamento de canal, tomar antibiótico ajuda no controle da dor de dente?

Diversos estudos mostraram que a utilização da Amoxicilina, uma hora antes dos procedimentos de canal, não teve qualquer eficácia no controle da dor. A utilização do antibiótico como a penicilina, após o tratamento de emergência de canal, também foi ineficaz no controle da dor.

Mesmo a utilização de Paracetamol (analgésico) com anti-inflamatório não esteróide, não foi eficaz. Nestes casos, o Cloridrato de tramadol (Tramal) injetável mostrou ser mais eficaz para dor.

O tratamento endodôntico com o dentista, é realmente o método mais eficaz no controle da dor.

5- Se eu utilizar o antibiótico e o analgésico ao mesmo tempo terei alívio dor de dente?

Uma pesquisa realizada no Centro de Ciências da Saúde da Mulher em Toronto comprovou, que a dor de dente causada pela pulpite irreversível (inflamação da polpa do dente), não é aliviada com o uso associado de antibiótico e analgésico.

Quando compararam dois grupos que tomaram remédio para dor de dente com outro que não tomou nada, não foi relatada qualquer diferença de diminuição de dor!

Outras associações também que não foram eficazes, foi a associação do Ibuprofeno (anti-inflamatório) com o ácido acetil salicílico (AAS),

homem com dor de dente
Dor de Dente: Antibiótico e Analgésico cortam a dor?

Portanto, se você está tendo dor de dente, marque uma consulta de emergência na Ortocia mais próxima!

E caso não esteja com dor e quer se prevenir, leia o texto “Dor de Dente: O que fazer para nunca mais ter?!”.

Fonte: