Pular para o conteúdo

Preenchimento com Ácido Hialurônico no Dentista: Top 5 Dúvidas

preenchimento com ácido hialurônico
Preenchimento com ácido hialurônico: Tire suas dúvidas

Antes de tudo, você provavelmente ouviu falar do uso da toxina botulínica (botox). Mas você sabia que o preenchimento com ácido hialurônico já é o tratamento estético mais popular realizado nos Estados Unidos atualmente. Até pouco tempo atrás, a maioria esmagadora dos tratamentos estéticos era cirúrgico. Hoje, 83% destes procedimentos são não cirúrgicos e, na metade deles, utilizamos produtos injetáveis.

Você sabia que no consultório do dentista, o botox e o preenchimento com ácido hialurônico são os procedimentos estéticos mais procurados, juntos com a bichectomia (remoção da gordura das bochechas) e as facetas de porcelana.

Revista da APCD. 2017

Assista antes o nosso vídeo de dúvidas sobre preenchimento com ácido hialurônico e Botox com nossa especialista em Harmonização Facial Dra Ana Maria Malengo:

Então, vamos falar sobre as Top 5 dúvidas deste assunto:

1- O que o ácido hialurônico? É o mesmo que a toxina botulínica (botox)?

Em primeiro lugar o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo. Em segundo lugar ele é um líquido viscoso, altamente solúvel em água, o que confere sustentação dos tecidos moles.

Por outro lado, a toxina botulínica é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Porém, é industrializada, dosada e purificada de modo a não causar nenhum tipo de doença.  Sobre a toxina botulínica, falamos no post Botox: Top 10 dúvidas sobre a toxina botulínica!

Portanto, as duas diferem na formulação e função. Pois a primeira paralisa a musculatura, enquanto o ácido hialurônico preenche o volume perdido ou inexistente.

preenchimento com ácido hialurônico nos lábios
Preenchimento com ácido hialurônico: É dolorido?

2- Qual é a indicação do ácido hialurônico?

Antes de mais nada, utilizamos o ácido hialurônico no preenchimento de tecidos moles, que naturalmente perdem o volume, sustentação e elasticidade com o envelhecimento. Como se trata de uma substância com baixa imunogenicidade, ou seja, pouca tendência a induzir uma resposta imune, reversibilidade e longevidade (dura duas vezes mais do que o botox), está indicado no preenchimento labial, diminuição de linhas superficiais ao redor dos olhos, testa, maçã do rosto, nariz e queixo. Também para diminuição das rugas, bigode chinês e as olheiras.

3- O dentista está habilitado para tal procedimento?

Na Ortocia Clínicas Odontológicas, os profissionais que fazem uso do ácido hialurônico e Botox têm cursos de formação e habilitação reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) específicos para este procedimento, sendo seguro e indicado seu tratamento em qualquer uma de suas clínicas.

Veja um vídeo mostrando a aplicação do ácido hialurônico:

4- Em que tipo de paciente este tratamento está contra indicado?

O ácido hialurônico está contra indicado para pacientes com alergias graves com histórico de anafilaxias, alergias severas às bactérias gram-positivas, tais como estreptococos, distúrbios hemorrágicos ou hipersensibilidade aos anestésicos locais contendo amida.

Pacientes grávidas, que estão amamentando, mulheres que desejam engravidar, com menos de 22 anos ou com mais de 65 anos não têm a dosagem segura estabelecida, por este motivo, é contra indicada a aplicação nestes casos.

5- Quanto custa o preenchimento com ácido hialurônico? É um tratamento caro?

Como todos os tratamentos estéticos, os preços variam muito de profissional, localidade e estrutura da clínica. O que sempre alertamos para o nosso paciente é que bons profissionais custam mais caro, porém, a segurança e o resultado de um tratamento bem executado não têm preço.

Fontes: