Pular para o conteúdo

Empreendedorismo na Odontologia: Top 5 dicas

empreendedores na odontologia
Empreendedorismo: Entenda o que é na prática

1- O que é empreendedorismo?

Empreender é a ação de reunir recursos mínimos necessários em torno de uma ideia para colocá-la em prática, coordenar o emprego destes recursos para a sua implantação e o atingimento dos objetivos (Adir Ribeiro CEO Praxis Business e membro do comitê de ética da ABF).

Desta forma, o empreendedorismo estará sempre associado à prática. As ideias de nada valem se não forem implantadas.

Assista a nossa palestra de empreendedorismo na odontologia realizada na Faculdade de Odontologia INAPÓS de Pouso Alegre:

2- Quero montar meu próprio consultório. O dentista precisa ser empreendedor para que seu negócio dê certo?

Primeiramente, a ideia de possuir um negócio próprio (consultório ou clínica de especialidade), pensar nos tipos de serviços (portfólio) oferecidos, quem serão seus clientes, em que local, como e quando será implantado: tudo isso é empreender.

A busca dos recursos necessários, colaboradores e dentistas que farão parte da equipe, documentação legal da constituição e registro da empresa, cadastro dos meios de pagamento, fornecedores de materiais odontológicos, protéticos e outros também são tarefas que caberão ao dentista empreendedor ou um empresário com características empreendedoras. Estes é um dos mitos que derrubo no post Franquias: Os 5 maiores mitos!

Assista ao depoimento dos franqueados Júnior Prado e Dra Fernanda Prado sobre O que é empreender na Odontologia:

 3- Quero ser um profissional empreendedor. Posso aprender a empreender?

Sim. O empreendedorismo é um comportamento aprendido por qualquer tipo de pessoa.

Nem todos nascem com o “dom” do empreendedorismo. Existem cursos e treinamentos específicos com esta finalidade, como o Empretec do SEBRAE, como expliquei no 10 Dicas para um recém formado em Odontologia no Blog Ortodontiaparatodos.

4- Empreender é arriscado? Como faço para diminuir os riscos em um negócio próprio?

A mais importante característica do empreendedorismo, mais do que a capacidade de reunir e organizar os recursos necessários, é correr riscos (Adir Ribeiro e cols).

No mundo dos negócios, esta pode ser a barreira para a pessoa entrar ou não em um novo negócio. Mas existe uma diferença entre risco e perigo: o risco é não saber o que ocorrerá no futuro, enquanto o perigo é um fato conhecido que poderá prejudicar os planos futuros ou levar a resultados menores dos que os planejados.

Portanto, em um sistema de franquias, a maioria dos fatores que prejudicam o negócio, estão mapeados e as soluções protocoladas por prevenção em treinamentos específicos de cada área.

Mas, se você gostaria de empreender sem precisar investir em uma franquia, existe o curso de Empreendedorismo na Odontologia da Ortocia. Nele, mostramos nossos processos e a forma de trabalho que já ajudou muitos profissionais a melhorarem sua qualidade de vida.

5- Qual é a diferença de empreender com o auxílio de uma franquia?

Os números do IBGE de empresas que fecham no Brasil são bem claros. Cerca de 80% dos negócios fecham suas portas em 5 anos. Já para franquias representam menos de 15% dos negócios fechados no mesmo período.

A diferença está no modelo de negócio, que já estará pré-definido, diminuindo de forma significativa os riscos do novo empreendimento.

A franqueadora repassa todo o conhecimento básico sobre gestão e operação da franquia através de treinamentos e outras formas de suporte. Falei sobre o assunto no post Suporte ao franqueado: Os 5 passos Ortocia.

Como resultado, aumentamos exponencialmente as chances do novo negócio ter sucesso, embora não haja qualquer garantia de que o negócio vá dar certo.

Fonte: