Pular para o conteúdo

Coronavírus: Top 10 Fake News sobre o COVID-19

coronavirus
Não caia nestas Fake News

Saiba as 10 principais Fake News sobre o vírus mais comentado do momento, o Coronavírus ou COVID-19. Antes de mais nada, tenho como profissional da área da saúde, o dever de esclarecer as pessoas que nos rodeiam.

Para isso, continuo estudando para ter uma visão crítica das famosas notícias falsas sobre essa Pandemia, que segundo o Ministério da Saúde, já infectou cerca de 11.450 pessoas e matou 492 no Brasil (atualizado 06/04).

Antes, assista nosso vídeo sobre as recomendações contra o Coronavírus:

Vamos as Fake News:

  1. Presidente Bolsonaro foi infectado pelo coronavírus. Até o presente momento diversos órgãos de notícia deram que o resultado para o presidente seria positivo. Porém, de acordo com o segundo teste realizado com esta finalidade, o resultado foi negativo, segundo o Porta Voz oficial do governo. E aí? Tá com cara de Fake News talquei!
  2. Brasileiros são mais resistentes ao Corona. Diversos vídeos, de brasileiros deitando e rolando em enchentes, foram veiculados pelo WhatsApp, nos períodos de chuva, bem como no carnaval. E em todos diziam que, se os brasileiros são resistentes a Leptospirose, que dirá ao Coronavírus! Nem um, nem o outro, pois pode-se morrer de complicações destas duas doenças.
  3. Coronavírus é só um tipo de “gripezinha”. Mentira, pois temos os dados fresquinhos colhidos da Itália. No dia 24 de fevereiro o país tinha 229 casos de pessoas infectadas. Dois dias depois 470 infectadas, 6 dias depois 2.502 pessoas. No dia 9 de março cerca de 2 semanas mais tarde 9.172 pessoas confirmadas com o COVID-19. Isto mostra que o número de casos dobra a cada 2 dias. Portanto, isso não é gripe! Realmente, trata-se de uma doença que progride mais rapidamente do que qualquer outra.
  4. Coronavírus não mata! Realmente, a letalidade da doença é baixa, cerca de 3%. Todavia, se o grupo de risco, necessitarem de leitos de UTIs, mas a doença crescer de uma forma rápida e exponencial, ou seja 5% que necessitam de UTIs, poderão sobrecarregar o sistema público de saúde e não havendo leitos suficientes. No Brasil são 23.000 leitos, incluindo maternidades.
  5. Os Estados Unidos é o país mais preparado do mundo para as epidemias ou pandemias. Por incrível que pareça, esse é um grande paradoxo deste país, pois os sistema de saúde deles não é como o nosso. Ou seja, os EUA não possuem um sistema público de saúde como o SUS. Todo americano não tem opção, senão pagar o tratamento particular no hospital, um plano de saúde ou seguro de saúde. Enfim, eles vão passar por uma séria crise no sistema de saúde para conter as complicações desta epidemia, pelo motivos explicados no texto aí em cima. Por exemplo, um dia de UTI pode custar 5 mil dólares por dia de internação e um “passeio” de ambulância 2 mil dólares.
  6. Vitamina C, alho, suco de limão e suco de acerola previnem contra o Coronavírus. Não existe nenhum estudo até agora, comprovando a eficácia da Vitamina C, nem de outras substâncias naturais contra a doença. Aliás, nem para gripe ou resfriado a vitamina C provou ser eficaz! Quando descobri isso, meu mundo caiu, pois passei uma infância inteira ouvindo falar sobre os estudos de Linus Pauling .
  7. Pessoas que tomam remédios controlados estão no grupo de risco. Em síntese, não houve tempo dos estudos chegarem as estas conclusões. O que existe de mais recente, é que pacientes com baixa imunidade, como os que realizam tratamentos contra o câncer, tiveram sequelas mais sérias do Corona. Além disso, não podemos esquecer que o grupo de risco está entre os idosos, fumantes, com pressão alta, e com problemas respiratórios (Asmáticos ou pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC)
  8. Vinagre mata Coronavírus. Meio Fake News, pois o único vinagre eficiente contra o COVID-19 é o vinagre de limpeza. O vinagre de cozinha não mata o vírus. A melhor das soluções é lavar as mão com água e sabão pois como o vírus tem uma “capa de gordura” ao lavar as mão você inutiliza o vírus. Alcool 70% é o mais eficiente para limpeza de superfícies.
  9. Grávidas e crianças são um grupo de risco. Até agora, não existem comprovações de contaminação e morbidade em grávidas, fetos ou crianças. Existe somente um relato de morte de criança em Taiwan.
  10. Meu cachorrinho ou gato pode pegar e passar o Coronavírus. Só existe um caso relatado em um cachorro em Hong Kong infectado pelo vírus. Então, não fique preocupado! Seu Pet está a salvo desta doença.

Entre nas nossas redes sociais. Curta a nossa página do Facebook: Ortocia e siga nosso Instagram. Assim você ajuda a fazermos mais conteúdo como este pra você.

Fonte: