O clareamento dental a laser que hoje preferimos chamar clareamento de consultório é o procedimento estético mais procurado atualmente pelos pacientes. Pesquisas comprovam que 66% deles estão insatisfeitos com a cor dos dentes e que 49% fariam o branqueamento para clareá-los. Como o clareamento dental é muito procurado, muitas informações e produtos de origem duvidosa são colocados na internet de forma errônea. Por estes motivos vamos explicar as Top 10 verdades e mitos que rodeiam este tratamento estético tão procurado:
1- O clareamento dental a laser é seguro? Deixa os dentes com sensibilidade?
O clareamento dental a laser, que hoje preferimos chamá-lo de clareamento no consultório (vou explicar o motivo logo abaixo) é o procedimento que tem mais de 125 anos. É realizado com peróxido de hidrogênio de alta concentração por 20 a 60 minutos.
Ele não é mais chamado de clareamento a laser pois todas as pesquisas mostraram que não existe diferença nos resultados de dentes clareados com e sem a utilização de fontes de luz (LED ou Laser).
2- Quais são as vantagens e desvantagens do clareamento a laser?
Vantagens:
- Não necessita da cooperação do paciente
- Possibilidade de controlar a sensibilidade ou a dor durante o clareamento
- Pacientes que não querem fazer o clareamento em casa
- Segurança de aplicação em pacientes gestantes, com controle total do dentista
Desvantagens:
-
Custo (preço do clareamento a laser é maior do que o clareamento caseiro), segurança e eficácia
- Maior sensibilidade nos dentes, por ser mais concentrado do que o clareamento caseiro
- Apesar de ser rápido, chega a necessitar 3 consultas em média para clarear satisfatoriamente
- O dente não clareia mais com um produto de concentração mais alta ou marca diferente dependendo do tipo de dente
- Por ser mais caro do que o clareamento caseiro, hoje o clareamento caseiro tornou-se padrão
3- Qual é a melhor opção de clareamento disponível atualmente?
Hoje, a melhor opção de tratamento clareador é a associação das dua técnicas, isto é, iniciar o tratamento com o clareamento de consultório e complementar com o clareamento caseiro.
Você gostaria de saber como funciona a reação química do clareamento? Leia o post Clareamento dentário
4- O clareamento caseiro realizado pelo dentista é o mesmo daqueles vendidos em farmácias ou pela internet?
Definitivamente não. O dentista fará em primeiro lugar um exame clínico detalhado dos dentes do paciente. Depois realizará a moldagem e a construção de uma moldeira personalizada para ser utilizada no período da noite ou durante o dia. Isto depende da marca, apresentação e concentração do clareador (peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida).
Os clareadores vendidos na internet ou em prateleiras de farmácias são na maioria dos casos a base de peróxido de hidrogênio, utilizados com uma moldeira de tamanho padrão P,M ou G, ou fitas clareadoras, que dificultam a adaptação e o correto clareamento em todos os espaços dos dentes.
Cabe aqui informarmos a diferença entre os clareadores de farmácia e os de dentista. O primeiro promove um certo branqueamento de manchas superficiais, mas somente o clareamento no dentista, seja de consultório ou caseiro, vai realmente mudar a cor de todo o dente.
5- Quais são os exames que o dentista realiza antes de fazer um clareamento dental?
Primeiramente, um exame intraoral permitirá ao profissional identificar as causas do amarelamento dos seus dentes, bem como a saúde dos tecidos moles adjacentes a fim de perceber patologias que possam contra-indicar o clareamento. Raízes de dentes expostas, restaurações nos dentes devem ser bem documentadas, pois não serão clareadas pelo tratamento dentário. Cáries, tipo de mordida, articulação temporomandibular e outras preocupações estéticas completam o exame intraoral.
Radiografias também são requeridas a fim de diagnosticar as causas de escurecimento, principalmente em dentes escurecidos. Este escurecimento pode ter como causa cáries, reabsorção interna ou externa, cisto ou tumor. Também pode revelar se o dente teve algum trauma anterior, que leva à formação de dentina secundária exigindo um tempo de clareamento um pouco maior.
6- Quais são as causas do escurecimento dentário?
Este é o serviço mais importante do dentista, diagnosticar as diversas possíveis causas do escurecimento dentário. Eles vão desde o envelhecimento, coloração extrínseca, ou seja, que vem de fatores externos como o fumo, por exemplo, dentes mais escuros geneticamente, ingestão de tetraciclina, traumatismo, cáries, restaurações antigas, dentes com canal tratado, reabsorção externa ou interna, pacientes com refluxo gastroesofágico ou bruxismo.
7- Para clarear meus dentes, vou precisar trocar todas as minhas restaurações?
Todas não, somente as que estiverem evidentes no sorriso. Portanto, o paciente deve estar preparado para investir financeiramente nas trocas de restaurações na área estética, pois o dente ficará mais branco e as restaurações continuarão da mesma cor. Outras restaurações, após a remoção de manchas e um polimento, se misturam a nova cor do dente e não requerem a substituição. Mas esse resultado é impossível de se prever de forma confiável.
8- O clareamento a laser deixa os dentes mais sensíveis?
A queixa mais comum do tratamento clareador é a sensibilidade, que é explicada pela passagem do peróxido pelo esmalte intacto, passando pela dentina, chegando até a polpa do dente em média cerca de 5 a 15 minutos após a aplicação. Essa sensibilidade é classificada como pulpite reversível e quanto menor a concentração do clareador, menor é a sensibilidade. Quem tem histórico de sensibilidade nos dentes, o profissional acaba indicando o clareador caseiro de menor concentração.
9- Eu já tenho os dentes sensíveis. O que o dentista pode fazer para diminuir a sensibilidade?
O clareamento em dentes sensíveis requer um tratamento multifatorial. O dentista utilizará um clareador de menor concentração (peróxido de carbamida) contendo nitrato de potássio que induz a diminuição da excitabilidade nervosa durante o ciclo da dor. Utilizará pastas de dentes com o nitrato de potássio por até 2 semanas antes de iniciar o clareamento, assim como utilizar a pasta de nitrato de potássio na moldeira por 10 a 30 minutos conforme a necessidade.
10- Tenho bruxismo posso fazer o clareamento caseiro com as placas normalmente?
Paciente com bruxismo ou com alguma disfunção temporomandibular requer cuidado especial na confecção das placas de clareamento. Para isto, o dentista irá estudar a mordida de modo que a placa não cause dor articular ou sobrecarga muscular. Quando o paciente é um bruxista severo, os tratamentos podem ser realizados com placas múltiplas ou até materiais mais duros.
Cidades onde posso encontrar clareamento dentário:
São Paulo:
Minas Gerais:
Fonte:
- Loguercio AD, Maran BM, Hanzen TA, Paula AM, Perdigão J, Reis A. Randomized clinical trials of dental bleaching – Compliance with the CONSORT Statement: a systematic review. Braz Oral Res. 2017 Aug 28;31(suppl 1):e60.
- Haywood VB, Sword RJ. Tooth bleaching questions answered. Br Dent J. 2017 Sep 8;223(5):369-380.