Pular para o conteúdo

Artroscopia da ATM

O que é a artroscopia da ATM ( articulação temporomandibular)? Artroscopia resolve os problemas de disfunção temporomandibular (DTM)?

1- O que é a artroscopia da ATM?

A artroscopia é um procedimento de abordagem cirúrgica minimamente invasiva para doenças intra articulares da articulação temporomandibular (ATM). A lise e a lavagem são os procedimentos mais realizados na artroscopia da ATM (85%).

Estes procedimentos têm o objetivo de diminuir a dor e melhorar a movimentação lateral e abertura de boca.

2- Em que casos artroscopia está indicada?

A disfunção temporomandibular (DTM) é um termo que descreve as diversas desordens clínicas que incluem a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular ou associação de ambos. Cerca de 75% dos adultos apresentam pelo menos um sinal da disfunção quando examinados e um terço apresenta pelo menos um sintoma clínico.

Os sintomas incluem dor nos músculos mastigatórios, na ATM, nos tecidos moles e tecidos associados. Também sintomas como limitação de abertura de boca, sons como crepitação (barulho de areia) ou estalos na articulação, dores de cabeça ou dor facial estão associadas à DTM. Ou ainda em casos de difícil diagnóstico e em casos refratários, ou seja, que já realizaram tratamentos para DTM anteriormente, mas que não obtiveram sucesso.

Falamos sobre as disfunções temporomandibulares no post Disfunção temporomandibular tem cura? Top dúvidas.

Portanto, didaticamente existem a artroscopia diagnóstica e a operatória.

Diagnóstica: Quando outros métodos de diagnóstico de DTM falharam, após uma reabilitação protética do paciente, em que a dor intra articular persiste, ou pacientes com estalos articulares e crepitações, artrite sistêmica com envolvimento da ATM e invasão de tumores.

Operatória:  Casos em que o paciente já realizou outros tratamentos para disfunções temporomandibulares sem sucesso (DTMs refratárias) ou outras terapias como biopsias de lesões tumorais, tratamento de sinovites, doença intra-articular degenerativa e, deslocamento discal entre outras.

3- O que é um artroscópio?

O equipamento de artroscopia é um sistema de diagnóstico e cirurgia composto por um console, um monitor e um kit descartável (trocarte, cânulas de 1,2 mm de diâmetro, agulhas de lavagem) eliminando a necessidade de utilizar no mesmo paciente.

4- Já fiz diversos tratamentos para minha ATM, mas ainda continuo com dores terríveis. A artroscopia funciona para resolver as disfunções temporomandibulares (DTMs)?

Estudos mostraram que a artroscopia teve uma taxa de melhora 87% dos casos tratados após a avaliar dor e abertura de boca nos primeiros 6 meses até dois anos de acompanhamento.

Outros estudos encontraram 70% a 97% de sucesso com a artrocenteses no alívio abertura limitada  crônica de boca em pacientes, resultando em melhora no movimento mandibular, aumento da abertura da boca e melhorado  na diminuição de dor e disfunção dos maxilares.

5- Costumo apertar os dentes de dia e enquanto durmo. A artroscopia irá curar meu bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio do sono, uma doença psicossomática. O tratamento padrão ouro na odontologia do bruxismo é a TCC ou terapia cognitivo comportamental e não a artroscopia. Para saber mais sobre o assunto leia o post Bruxismo: principais dúvidas.

Fonte: