Pular para o conteúdo

Anália Franco

Educadora Anália Franco

“A verdadeira caridade não é acolher o desprotegido, mas promover-lhe a capacidade de se libertar”

Anália Franco
Bairro do Jardim Anália Franco by Lucas.jpg

Exemplo que foi esta mulher e heroína para época, Anália Franco nasceu na cidade de Resende em 10 de Fevereiro de 1856, hoje nos inspira pelos exemplos deixados. 

As mulheres daquela época eram preparadas somente para atividades do lar.Porém, Anália Franco aos quinze anos, formou-se professora. Em 1876 mudou-se para cidade de Guaratinguetá com a mãe onde lecionaram juntas, e, depois na cidade de Jacareí. Em 1877, Anália volta para capital São Paulo para completar seus estudos, formando em 1878 na Escola Normal. 

Em sua vida Anália Franco fundou 28 escolas maternais maternais na cidade de São Paulo, 27 no interior, 3 Liceus, 4 escolas para Adultos, 4 escolas primárias, 2 colégios, 22 creches no interior de São Paulo e 2 na capital, bibliotecas, 7 escolas profissionalizantes como escolas de arte tipográfica, prática de enfermagem e arte dentária, música, desenho, flores artificiais e chapéus, pedagogia, pintura, 2 escolas de línguas. A Associação Anália Franco na cidade de Itapetininga, é uma destas associações que até hoje prestam serviços para sociedade.

 
Professora, jornalista, espírita, poetisa, sua infinita caridade já mostrava a força que a mulher representava naquela época. Colaborou de forma ativa em revistas feministas, como A Mensageira, A família e o Eco das damas. Também criou sua própria revista (1898): O Álbum das Meninas, revista literária dedicada às jovens brasileiras. Aos 65 anos (1919) Anália Franco veio falecer de complicações cardíacas decorrentes da Gripe Espanhola. A História lhe confere a denominação de a “Grande Dama da Educação Brasileira.”

Por isso, a Ortocia Jardim Anália Franco tem como inspiração esta grande mulher! Qualidade de vida é o nosso objetivo! E se você está procurando por uma Clínica no Jardim Anália Franco, próximo a Vila FormosaTatuapé e Região ligue para nós (11) 3804-2763 e agende a sua avaliação.

Fonte:
  • MONTEIRO, Eduardo Carvalho. Anália Franco – a grande dama da educação brasileira. São Paulo: Madras, 2004.