Educadora Anália Franco |
“A verdadeira caridade não é acolher o desprotegido, mas promover-lhe a capacidade de se libertar”
Bairro do Jardim Anália Franco by Lucas.jpg |
Exemplo que foi esta mulher e heroína para época, Anália Franco nasceu na cidade de Resende em 10 de Fevereiro de 1856, hoje nos inspira pelos exemplos deixados.
As mulheres daquela época eram preparadas somente para atividades do lar.Porém, Anália Franco aos quinze anos, formou-se professora. Em 1876 mudou-se para cidade de Guaratinguetá com a mãe onde lecionaram juntas, e, depois na cidade de Jacareí. Em 1877, Anália volta para capital São Paulo para completar seus estudos, formando em 1878 na Escola Normal.
Em sua vida Anália Franco fundou 28 escolas maternais maternais na cidade de São Paulo, 27 no interior, 3 Liceus, 4 escolas para Adultos, 4 escolas primárias, 2 colégios, 22 creches no interior de São Paulo e 2 na capital, bibliotecas, 7 escolas profissionalizantes como escolas de arte tipográfica, prática de enfermagem e arte dentária, música, desenho, flores artificiais e chapéus, pedagogia, pintura, 2 escolas de línguas. A Associação Anália Franco na cidade de Itapetininga, é uma destas associações que até hoje prestam serviços para sociedade.
Por isso, a Ortocia Jardim Anália Franco tem como inspiração esta grande mulher! Qualidade de vida é o nosso objetivo! E se você está procurando por uma Clínica no Jardim Anália Franco, próximo a Vila Formosa, Tatuapé e Região ligue para nós (11) 3804-2763 e agende a sua avaliação.
- MONTEIRO, Eduardo Carvalho. Anália Franco – a grande dama da educação brasileira. São Paulo: Madras, 2004.