Sou Recém Formado em Odontologia: E agora?
Este post é para você recém formado, que esta em busca de emprego na área da saúde, mais especificamente da Odontologia. É muito importante, nesta fase de muito conhecimento teórico e dúvidas práticas, ouvir dicas de quem passou pelo mesmo sentimento há mais de 20 anos.
Aqui vão as 10 dicas:
1- Em primeiro lugar, não monte sua clínica ou consultório! Calma, explico! Antes de você montar seu próprio consultório, siga a segunda dica.
2- Em segundo lugar, faça bons networks durante a graduação. Afinal, veteranos, professores, amigos de Congressos, amigos de Jornadas ou Jogos Odontológico, podem ser prováveis empregadores para um recém-formado. E, depois de formado, procure amigos, ou veteranos que já tenham uma clínica montada para poder trabalhar. Pois, conhecer o empregador é o melhor currículo vittae que você pode entregar.
3- Antes de mais nada, trabalhe como clínico geral e faça muita clínica geral! Ou seja, nos primeiros anos de formado, faça de tudo, prótese, endodontia, cirurgia, periodontia… Por vezes, percebo hoje, que muitos dentistas tem uma falta de visão de planejamento de tratamento por não ter tido experiência em outras áreas. Então, aquele ditado que diz que “Na teoria a prática é outra”, vale para Odontologia.
4- Dessa maneira, não saia da graduação desesperado por uma especialização! Ao contrário do que você pensa, seus pacientes não querem um profissional que saiba muito de pouco, mas sim um pouco de tudo! Por isso, os primeiros anos são fundamentais para aprender a trabalhar numa clínica, em equipe e não especializando-se.
5- Leia muito! Geralmente, dentista tem preguiça até de ler a bula dos materiais que usa no dia-a-dia! Não obstante, bota culpa no material que é ruim ou no protético que não sabe montar uma PT em cima da sua moldagem “perfeita”! Afinal, informação não pesa, ainda mais se for da área odontológica, pois irá te dar prazer! Hoje em dia, o que não falta é informação de graça na Internet, ainda mais no país que mais tem dentista no mundo (400 mil profissionais). Concluindo, fique por dentro pelo menos da sua profissão! Ela é mais dinâmica do que você imagina!
6- Nunca, mas nunca fale mal do trabalho de colegas de profissão para o paciente! Acredite, isto só volta pra você mesmo! De tal forma que vários clientes pedirão uma segunda opinião para você, falando mal de outro profissional! Antes de mais nada, uma visão budista para o assunto: ache o lado positivo do assunto ou situação. Afinal, a maioria deles está querendo testá-lo para conseguir uma consulta gratuita. Quebre esta corrente cobrando a sua consulta! Se ele não quer pagar, é melhor perdê-lo!
7- Acima de tudo, valorize sua profissão! Desde sua formação na universidade, coloque como meta primordial, estudo contínuo e investimento na profissão! Só assim poderá se orgulhar dela e colher os frutos no futuro!
8- Desde agora, pense na sua aposentadoria! O tempo passa muito rápido, e o seu vigor de recém-formado uma hora acaba! Somos profissionais que acham que vão trabalhar a vida toda. Sobre este assunto leia o post “Gustavo Cerbasi Parte 2: Aposentadoria e Finanças Pessoais!” .
9- Eventualmente, monte sua clínica! Afinal, depois de acumular experiência, dinheiro e até um ou mais sócios, monte a sua clínica! Cursos como o Empretec do SEBRAE, ou os vários cursos de empreendedorismo na Odontologia (Ricardo Novak entre outros), darão respaldo e segurança para um futuro próspero.
10- Relaxe nos fins de semana e curta com a família, pois nada é mais precioso do que os momentos que você passa com ela. Nestas ocasiões, sempre haverá algum familiar num churrasco, festinha de aniversário querendo fazer uma consulta rápida. Para estes você responda na lata assim como o amigo Netdentista ensinou: (paciente) -Você pode dar uma olhadinha?! (você) -Claro! Eu posso dar uma cobradinha?!
Conheça outros textos que estão falando do mesmo assunto!
- Eu tenho medo de dentista… recém-formado! no Medo de Dentista
- Recém-Formados: Montar Consultório ou Não? no Vida de Dentista
- A Dura Vida do Recém-Formado no PodCuspir
- Me Formei! E Agora? Socorro! no OdontoDivas
- Minha Nada Mole Vida… de Dentista no Camilagem
- Aconteceu Comigo: Isabelita Leal no Sofá do Dentista
- Trabalho, Valor e Confiança no OrtoBlog
- Como Montar Seu Consultório Odontológico no OdontoBLOGia
- Fazer ou Não Odontologia? no Ricardo Dentista
- Diário de um Ex-Acadêmico de Odontologia no Dicasodonto
- Formatura… e Agora? no Sorriso CASOall
- Dr. Sakana 4 – Futura Dentista no Pérolas da Odontologia
- Depois de 12 anos de formada… no Te Vejo Por Dentro