Home / Implantodontia / Implantes Dentários: Preço é o que realmente importa?

Implantes Dentários: Preço é o que realmente importa?

implantes dentários preçosQual é o preço de um implante dentário? Quanto custa um tratamento com implante dentário?


Uma das situações mais desafiadoras para o profissional de odontologia ocorre durante o diagnóstico e planejamento do tratamento do paciente. É normal que a preocupação do paciente recaia sobre o preço final do tratamento, mas para o profissional, a principal preocupação recai sobre o caminho que leva ao resultado final mais perfeito, estético e funcional possível.

Por isso, os estudos científicos procuram auxiliar o dia-a-dia  dos profissionais neste sentido. Um tipo de estudo muito interessante é o estudo de custo e efetividade. Já cheguei falar sobre este tipo de estudo no post “Aparelho Ortodôntico: Quanto custa?”. Mas desta vez peguei um estudo recente que relata os custo dos implantes de titânio da Faculdade de Medicina Dentária, divisão de Endodontia (Tratamento de canal) da Universidade de Columbia nos Estados Unidos.

Neste estudo, eles compararam o que seria melhor em um caso de falha em um tratamento de canal. Retratar um canal não cirurgicamente ou cirurgicamente, extrair o dente e colocar um implante dentário ou colocação de uma próteses parcial fixa (ponte fixa). Essas quatro alternativas foram comparadas a partir da perspectiva de custo-efetividade com base na melhor evidência científica disponível atualmente.

implante dentário preço

O estudo levou em conta a tabela média de preços dos honorários odontológicos feita pela American Dental Association em 2009. A conclusão deste estudo foi a de que das quatro alternativas, a que mais é rentável para o profissional seria o tratamento microcirúrgico do canal seguido do tratamento do canal não cirúrgico e colocação de coroa, depois extração de dentes e ponte fixa e por último a extração e colocação de implante dentário e coroa.

Ficou claro o que eu insisto e canso de falar em aulas de prevenção em saúde bucal para dentistas e em blogs de marketing em geral. Que sai mais caro para o profissional e para o paciente descuidar dos dentes e ter que substitui-los por implantes. A margem de lucro de um implante é muito menor do que um tratamento mais conservador. Manter os dentes do paciente e tentar preservá-los é mais barato para o paciente e mais rentável para o profissional de odontologia. Portanto, você que procura pelo preço do implante dentário saiba que vai pagar caro, mas que poderia ter saído muito mais barato se tivesse cuidado antes!

Mas se você ainda não está convencido e quer saber o preço de um implante dentário, leia o post “Implante dentário preço: Quanto custa?” ou

Onde encontrar implantes dentários?

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *