Pular para o conteúdo

Protocolo Sobre Implantes ou Dentadura Sobre Implantes: Top 5 Dúvidas

dentaduras modernas

Dentaduras modernas: Muito mais segurança para mastigação!

 

1- O que é o protocolo sobre implantes ou dentadura sobre implantes?

O protocolo sobre implantes é um tratamento que consiste na colocação de 4 a 6 implantes na maxila ou mandíbula para fixação de uma dentadura. É um procedimento largamente realizado em todo o mundo, e serve para pacientes que perderam todos os dentes. Tem uma aceitação muito superior pelo paciente em relação a dentadura. Foi idealizado pelo médico ortopedista sueco Per-Ingvar Branemark na década de 1980.

Antes do seu falecimento (2014), o criador do implante moderno deixou 9 centros de reabilitação oral espalhados pelo mundo. Um deles localizado no Brasil, são referências em tratamento odontológico de alta complexidade para pessoas carentes. 

Assista ao nosso vídeo sobre as Top dúvidas sobre implantes dentários com a Dra Isabela Baldoni:

2- Existe algum tratamento gratuito de protocolo sobre implantes? É possível encontrar uma dentadura sobre implantes de graça?

A reabilitação com dentadura sobre implantes é um tratamentos de alta complexidade, envolve diversos profissionais de diferentes especialidades e têm alto custo financeiro.  Uma forma de tratamento gratuito, com protocolo sobre implantes, era o P-I Branemark Institute, localizado na cidade de Bauru.

Infelizmente, esta nobre instituição fechou suas portas após 10 anos de funcionamento, pois vivia de doações quase que exclusivamente do governo sueco. Com a morte do pai do implante Branemark, nenhum governante local na esfera municipal, estadual ou federal quis assumir o centro em Bauru. Para tratamentos com custos subsidiados, pode-se procurar os cursos de pós-graduação em implantes dentários. Indicamos o curso em implantes Ortopress de Pouso Alegre.

 3- Qual é a indicação para colocação de dentaduras sobre implantes?

A maior indicação deste tratamento é a segurança de retenção durante a mastigação para pacientes que não têm mais nenhum dente. Outro fator é a força mastigatória, que é muito maior com implantes do que com a dentadura convencional. Portanto, o paciente sente-se muito mais seguro para se alimentar.

Antigamente acreditava-se que era necessário um período de 6 meses de cicatrização para colocação dos implantes. Hoje, a colocação dos implantes e da dentadura sobre os implantes é imediata.

Dentre as vantagens do protocolo sobre implantes, as principais são:

  • diminuição do número intervenções cirúrgicas
  • diminuição no tempo de tratamento

Dentre as desvantagens, as principais são:

  • Aumento do risco de complicações
  • aumento do risco de infecções
  • diminuição do sucesso em pacientes sem volume ósseo


 A overdenture, é uma opção para quem não tem osso suficiente para realizar o protocolo sobre implantes. E é uma opção mais barata em relação ao protocolo sobre implantes. Ela consiste em uma dentadura apoiada sobre dois implantes somente. Para saber mais leia o post Dentaduras Modernas.

Protocolo sobre implantes: Resultado estético natural do sorriso

4- A cirurgia para colocação de uma dentadura sobre implantes é dolorida?

Não. O protocolo sobre implantes segue um protocolo cirúrgico que têm o objetivo de diminuir o inchaço e a dor pós-operatória. Portanto, se realizado por um bom profissional, não haverá complicações nem sofrimentos maiores.

5- Quanto custa uma dentadura sobre implantes?

No Brasil, temos poucos estudos de custo-efetividade, que objetivam saber se o valor gasto em novas tecnologias e tratamentos compensam financeiramente. Portanto, só temos dados de preços de estudos internacionais. Segundo um estudo canadense, um tratamento com overdenture custa em torno de $2980,00 dólares canadenses que equivalem a R$8.642,00 reais. Já uma dentadura sobre implantes, um tratamento com dentadura sobre implantes custa em torno de $13.360 francos suíços, que equivalem a R$52.125 reais, segundo estudo suíço.

Falamos sobre preços de implantes e protocolos sobre implantes também no post Implante Dentário: Quanto Custa?  

Fonte: