Pular para o conteúdo

Oportunidades de Negócios: Top 5 dicas para aproveitar uma!

oportunidades de negócios

Então, como aproveitar uma oportunidade de negócio, no atual ambiente econômico?

Para responder todas estas dúvidas, retiramos parte de um texto em forma de entrevista do presidente e fundador da Praxis Business Adir Ribeiro responsável pela formatação de franquias como o Boticário, Havanna, Arezzo, Chili Beans, Poderoso Timão e também da Ortocia Clínicas Odontológicas.

Em um ano de crise econômica, os empreendedores tornam-se mais críticos ao analisar as oportunidades de negócios. Existem maneiras já estabelecidas de modelos de negócios que funcionam independentemente da situação econômica de um país, mas que dependem diretamente da postura assumida do empresário ou futuro dono de um negócio.

Vamos as dicas:

oportunidade de negócios

1- Existe algum seguimento que cresce mesmo com a crise econômica atual?

Sim. O sistema de franquias aponta para um crescimento e consolidação durante todo esse ano, pois é um modelo de negócio com elementos sustentáveis de expansão e gestão. Traz competência para cadeia de valor e marcas cada vez mais fortes. (Leia o Franquias de Sucesso: Quais são as tendências de mercado? e saiba o motivo da expansão das clínicas odontológicas.)

2- Então, todos os negócios terão sucesso neste novo contexto?

Obviamente que não, todos os negócios terão que se adaptar, e terão não somente desafios macro-econômicos, mas também das novas tecnologias e novos formatos de comunicação entre mercado, marcas e clientes.

Os clientes exigirão maior credibilidade das empresas, aliando suas decisões a valores de integridade, respeito e propósito. Para os líderes empresariais, uma mente aberta, buscando reinventar-se com maior frequência sempre atento à mudança de contexto que estamos vivendo. De fato, não estamos vivendo uma época de mudanças, e sim uma mudança de época.

3- Quais fatores devem ser levados em conta pelo empreendedor a fim não perder oportunidades de negócios?

  • Cuide do seu Ambiente Fisital: Junção do físico com o digital, significa que as empresas deverão ter modelos de negócios nestes dois ambientes, de maneira integrada, pois o cliente não enxerga diferença entre elas.  Caberá às empresas proporcionarem a seu público novos formatos de negócios, alinhados e integrados.
  • Produtividade e Performance: As equipes devem estar preparadas para este novo consumidor, cada vez mais consciente de seus gastos e repletos de informações sobre os produtos e serviços. Mensurar a produtividade da equipe, gerenciar indicadores de performance, fazer mais com menos serão atividades essenciais. As equipes serão mais enxutas e focadas no resultado, não permitindo espaço para amadores e para falta de preparo.
  • Franqueados Empresários: Não podemos imaginar mais operadores de negócio sem um mínimo de competência de gestão de negócios e perfil empresarial, com comportamento empreendedor, com forte senso de urgência e foco em metas e resultados.
  • Capacitação constante: Autodesenvolvimento deverá ser a tônica do sistema de Franchising, pois as competências desenvolvidas a muito custo e esforço no passado podem não servir mais para esse novo ambiente. (A capacitação e treinamento constantes são premissas da Ortocia! Leia o Suporte ao franqueado: Os 5 passos Ortocia.
  • Cultura de engajamento:  o ambiente de engajamento de todos será fundamental para atingir objetivos sustentáveis de longo prazo, buscar clareza do propósito empresarial, missão valores e diretrizes para toda a rede de franquias, permitindo que franqueados e equipes atuem de maneira alinhada, sem perder a essência do negócio. (Conheça a missão e valores da Ortocia)

4- Qual é a chave do sucesso um empresário?

A atuação de sucesso do empresário deve estar ligado à 3 elementos chave:

Finanças: lado frio e racional da gestão, focado em números, fluxo de caixa, resultados, planejamento, etc.

Pessoas: capital humano, seleção, integração, capacitação da equipe e engajamento.

Vendas: visão comercial do negócio, foco em clientes, divulgação da marca, relacionamento, indicadores de performance comercial, etc.

5- A franquia é realmente um modelo de negócio seguro onde encontram-se oportunidades de negócios?

Esta dúvida, já foi respondida no post “Franquias: Top 10 dúvidas“. Mas, ninguém melhor para responder a esta dúvida, do que o próprio Adir Ribeiro em uma e-talk na ENDEAVOR.

Gostou das dicas? Quer ter oportunidades de negócios? Então, preencha nosso formulário de cadastro no site da franquia!

Fonte:

  • Praxis Business: Insights e Desafios para o Franchising em 2016