Pular para o conteúdo

Fonoaudiologia: Dúvidas Frequentes Parte II

O que é a fonoaudiologia? Qual é o curso de fonoaudiologia necessário para formação deste profissional?, foram algumas das dúvidas esclarecidas na primeira parte da entrevista, “Fonoaudiologia: Top Dúvidas Parte I“. Como funciona o tratamento fonoaudiológico? O que é a disfagia e como tratá-la? são algumas das dúvidas desta segunda parte da entrevista com a fonoaudióloga Especialista em Motricidade Orofacial, Dra Angélica da Silva Viana colaboradora na Clínica Ortocia.

Fonoaudiologa


6- Por que ele é tão importante no tratamento em conjunto com o dentista? O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial está mais preparado para determinados tratamentos?

Sabe-se que a recidiva oral é um problema na estabilidade oclusal que ocorre após o final do tratamento ortodôntico. A estabilidade apresenta-se como um dos objetivos principais dessas especialidades. O Fonoaudiólogo, por meio da terapia funcional, promove o tratamento das alterações musculares e funcionais orofaciais favorecendo a estabilidade dos casos tratados por ortodontistas, buscando evitar as recidivas oclusais após a retirada do aparelho. 

7- Como funciona o tratamento de fonoaudiologia? Basta uma consulta e pronto?

O tratamento fonoaudiológico inicia-se com uma entrevista inicial (anamnese), para investigação do problema, avaliação  e terapia fonoaudiológica. As terapias são realizadas 1 ou 2 vezes por semana dependendo do caso, com duração de 30 minutos. O tempo mínimo de tratamento são 3 meses.

8- O que representa os exercícios fonoaudiológicos no tratamento?

Os exercícios tem um papel importante no tratamento fonoaudiológico, tanto o paciente quanto a família tem que se comprometer em realizá-los, mas tem que ser trabalhados de uma forma consciente, levando a pessoa se conhecer e entender a necessidade dos mesmos. 

9- O que é disfagia? O fonoaudiólogo trata esta disfunção?

A disfagia é dificuldade de deglutição, não é uma doença, mas sim, um sintoma que pode indicar a presença de alguma doença. Pode ser causada por alterações neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, outras doenças neurológicas e/ou neuromusculares. O fonoaudiólogo dentro da equipe multidisciplinar é o profissional indicado para ajudar no diagnóstico, no prognóstico, assim como na reabilitação, assegurando a nutrição e hidratação do paciente disfágico, promovendo mudanças nos padrões alimentares estas relacionadas à consistência dos alimentos, posição do paciente ao se alimentar, uso de manobras facilitadoras da alimentação, visando a obtenção de uma deglutição eficiente levando à melhora da qualidade de vida do paciente, além da prevenção de complicações.

10- O tratamento fonoaudiológico custa caro?

O tratamento fonoaudiológico ou fonoterapia é cobrado por sessão, vai depender de cada caso e o tempo de tratamento.

Para marcar uma avaliação com a Dra Angélica da Silva basta ligar para Clínica Ortocia através do telefone (11) 3804-2763. Visite também o site da clínica Ortocia.