Pular para o conteúdo

Aparelho Ortodôntico: O que é? Top 10 dúvidas

diferentes tipos de aparelho ortodôntico

Diferentes Tipos de Aparelhos Ortodônticos

Aparelho Ortodôntico Fixo, Aparelhos Estéticos de Safira, Aparelhos Autoligados, Alinhadores Invisíveis… enfim, vou esclarecer as top 10 dúvidas recorrentes dos pacientes. Já falei em outra ocasião sobre o assunto no post “Top 10 dúvidas antes de colocar aparelho!” onde também é possível sanar outras dúvidas sobre o aparelho ortodôntico.

Então, vamos as Top 10 dúvidas:

1-Aparelho ortodôntico fixo o que é?

Como o próprio nome diz é um aparelho ou dispositivo fixado nos dentes destinado a resolução dos problemas estéticos (dentes tortos), ou funcionais (mordida incorreta), permitindo a correção não só das más posições dentárias, mas também correções de mordidas fora de lugar.

2-Mas do que é composto o aparelho fixo?

A impressão que todos tem é a de que o aparelho fixo é composto somente pelas peças metálicas chamadas de braquetes e a borrachinha colorida. Leia o Borrachinha de aparelho: onde comprar? 

Os braquetes são carinhosamente chamados pelos pacientes de “pedrinhas” ou “pecinhas”, mas vamos por partes. Um aparelho ortodôntico convencional é composto pelos braquetes veja a foto, bandas nos dentes do fundo, os fios ortodônticos e as famosas borrachinhas que seguram o fio no braquete.

Por outro lado, nos alinhadores Invisalign, o aparelho é uma simples moldeira plástica que encaixa sobre os dentes.

Ficou confuso? Normal, seu ortodontista saberá manusear como ninguém estas peças para poder montar seu aparelho ortodôntico!

3- E como o aparelho ortodôntico funciona?

Todos estes componentes do aparelho fixo que expliquei para você formam um conjunto que resultará na movimentação dentária dos seus dentes dentro do osso. Assim o que era torto fica certo e o que era separado fica junto, para cada caso existe um tipo de movimentação.

Já nos alinhadores ortodônticos, a cada alinhador teremos 0,2mm de movimentação ou 1 grau de giro máximo em cada placa trocada.

4- Por que preciso utilizar aparelho ortodôntico?

Se você tem má posição dentária, isto pode impactar de forma negativa na sua qualidade de vida. No jovem e para ele, os problemas dentários não interferem tão significativamente  se não for por um motivo estético.

Porém, dores de cabeça, desvios de coluna, bruxismo (apertamento dentário, Leia o Top 10 dúvidas sobre Bruxismo do sono!) podem estar relacionados na sua origem numa “mordida torta” ou fora de posição originados na infância e estes sintomas só se manifestarem na meia idade. Motivo pelo qual tantos adultos hoje fazem também tratamento ortodôntico.

Os médicos fisiatras, de grandes clubes de futebol, já sabem que a má posição dentária interfere no rendimento de seus atletas. Cristiano Ronaldo e Tiger Woods já sabiam disto!

5- E como sei que preciso fazer um tratamento ortodôntico com  aparelho?

Não tem como você fazer seu auto-diagnóstico, a não ser que o seu problema seja muito discrepante. A melhor maneira de sanar esta dúvida é visitando seu dentista ou ortodontista que irá encaminhá-lo para realização de exames complementares necessários para o correto diagnóstico e plano de tratamento.

Mas este é um vídeo que explica todos os problemas tratáveis com o aparelho ortodôntico.

6- Quais são os tipos de aparelho que posso utilizar?

Hoje no mercado, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, que atendem aos diversos anseios e gostos.

Os aparelhos metálicos são os mais utilizados, mas quem prefere discrição, existem soluções estéticas tais como tratamento como a Ortodontia Lingual, aparelho estético de Safira, o Invisalign. Saiba tudo dobre o Invisalign no post Invisalign o que é? Top Dúvidas

Leia o “Preço do Aparelho ortodôntico estético!” Enfim, o seu ortodontista é quem irá mostrar todo seu arsenal para que você se sinta confortável e bonito com seu sorriso metálico!

7- E o que eu ganho tratando meus dentes?

Essa é a parte mais fácil de falar:

  • Obtenção de um sorriso mais agradável: O que você acha que atrai mais? Um sorriso todo branco e alinhado ou amarelo e torto?
  • Melhora a comunicação: Grande parte dos pacientes reclamam de problemas na fala, alguns até relatam cuspir enquanto conversam com outra pessoa.
  • Mastigação eficiente: Com dentes tortos, você mastiga com menor eficiência, engole comida sem triturar acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras.
  • Higienização completa: dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental não alcançam toda sujeira.

8- Mas falaram que aparelho ortodôntico dói demais!

Hoje em dia não é bem assim, de qualquer forma vai haver um certo desconforto nos primeiros dias.

Costumo dizer para o paciente que é o preço da beleza, pois o dia que descobrirem um aparelho que não cause dor nenhuma, assim como uma técnica de cirurgia plástica de  lipoaspiração em que o paciente não sofra, estes profissionais ficarão milionários!

9- Mas disseram que o tratamento demora muito!

O paciente passou a vida inteira com os dentes tortos, fora de posição e quer se “livrar” do tratamento ortodôntico em seis meses? Se for com alinhadores Invisalign, até pode ser.

Agora jogo a batata quente de volta no colo dos pacientes e digo que,  o atraso no tratamento deve-se a falta de cuidado com o aparelho ortodôntico, causados pela higiene ou alimentação inadequada (Leia o post Limpeza do aparelho ortodôntico: 10 dicas de como realizá-la?) e também devido as faltas às consultas nos períodos determinados pelo profissional.

10- Puxa mas tudo isso deve ser caro né?!

Neste vídeo, Dr Alexandre Koga fala sobre valores do tratamento ortodôntico com Invisalign:

Invisalign: preço e valores

Um tratamento que irá trazer benefícios que poderão melhorar a sua qualidade de vida, auto-estima, saúde vale quanto para você?!

Caro é relativo, pois tratamento de saúde ao meu ver não é gasto, mas sim investimento! Você investiria quanto em você ou em seus filhos para ter tudo isso? Volte a primeira foto do post e veja se a Bete a Feia se arrependeu do tratamento ortodôntico que ela realizou.

Fonte:

  • Gabriela Dorothi de Carvalho – “SOS Respirador Bucal-Uma visão funcional e clínica da amamentação”-2 ed.
  • Diagnóstico em Ortodontia – Leopoldino Capelozza Filho, ed Dental Press
  • SmartClip – Tratamento Ortodôntico com Sistema de Aparelho Autoligado – Hugo Trevisi, ed Elsevier