Pular para o conteúdo

Anestesia Geral no Dentista: É Possível?

mulher sendo anestesiada
Anestesia Geral no dentista: Quais as alternativas?

Existe anestesia geral no dentista? Em que casos é possível utilizá-la? A anestesia geral do dentista é cara?

Diversas dúvidas sobre anestesia geral surgem dos pacientes todos os dias no consultório odontológico. A cadeira do dentista é um ambiente fóbico, assim como o barulhinho do motorzinho dá um arrepio na espinha! Não é verdade?

Então, vamos responder as Top 5 dúvidas sobre este assunto?

1- Existe algum tipo de anestesia geral no dentista?

Sim. Mas é utilizada em algumas condições. A anestesia geral para tratamentos odontológicos é realizada somente em clínicas equipadas para oferecer o suporte básico de vida de profissionais e equipamentos. Geralmente, o hospital é o ambiente mais preparado para este tipo de procedimento.

Assista ao depoimento de Eiana Gallo mamãe do Lucas sobre seu tratamento odontológico feito sob anestesia geral:

2- Existe uma opção mais simples de sedação no dentista?

Sim. Existe a opção de sedação consciente com óxido nitroso. Não é uma anestesia geral, mas alivia e muito a ansiedade, a dor e o medo nos diversos procedimentos odontológicos. Leia o post Óxido nitroso: Analgesia inalatória e sedação consciente.

3- Quem necessita de anestesia geral para tratamento no dentista?

  • Pacientes que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos invasivos ou demorados, como a cirurgia ortognática (Leia o post Cirurgia ortognática ou cirurgia bucomaxilofacial: Top Dúvidas! )
  • Pacientes incapacitados física e/ou mentalmente. Estes costumam ter mais problemas de cáries e periodontites do que o restante da população.
  • Pacientes com fobia ao dentista. Estima-se que cerca de 4 a 20% da população é incapaz de se beneficiar dos cuidados com a saúde bucal devido à ansiedade e o medo. Mulheres tem 2,5 vezes mais medo de dentista.

4- Qual seria o benefício de um dentista utilizar a sedação ou anestesia geral para tratamento odontológico?

Alguns estudos mostram que o paciente preferiria sedação ou anestesia geral para diversos procedimentos odontológicos. Cerca de 12,4% se submeteriam à sedação ou anestesia geral para ir ao dentista. Cerca 73% destes pacientes perderiam o medo de fazer um canal, por exemplo. Outro achado do estudo é que a chance de realizar um procedimento menos invasivo como tratamento periodontal (limpeza) aumentaria em 4 vezes se realizados com sedação ou anestesia geral.

Em conclusão, este estudo mostrou que há medo e ansiedade significativos tanto na odontologia brasileira quanto na população adulta canadense, por exemplo. Esse medo leva o paciente a evitar tratamentos dentários, comprometendo assim sua capacidade de cuidar da sua saúde bucal. As evidências deste estudo mostram que há necessidade e demanda significativa de serviços de sedação e anestesia para odontologia.

5- A anestesia geral no dentista é cara? Quanto custa o procedimento?

A anestesia geral exige um ambiente hospitalar, equipe multidisciplinar que inclui anestesista, auxiliar de enfermagem e instrumentadores. Estes profissionais e ambientes têm um custo elevado e pode ser bancado pelo SUS  e pelos convênios médicos.

Fonte: