Existem diversos mitos sobre franquias. O mais comum, é acreditar que basta o franqueando ter afinidade com produto. Porém, vender é uma experiência totalmente diferente de comprar o produto ou serviço. Em 2017, apesar da crise, o mercado de franquias cresceu 8% (dados da ABF) e faturou cerca de 163 bilhões de reais. O setor de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 15,5%, contrariando todos os outros setores da economia do nosso país.
Segundo Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, o franchising brasileiro enfrentou com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico brasileiro.
E quais são os 5 maiores mitos sobre as franquias?
Mito sobre franquia 1
Ter uma franquia é sucesso garantido! Realmente, as franquias tem baixo índice de mortalidade, porém, como todo negócio, ele também envolve riscos.
O sucesso depende da interdependência conjunta do franqueador-franqueado, isto é, de nada adianta a franquia atrair clientes, se o franqueado não oferece um bom atendimento!
Neste sentido, a Ortocia que foi criada e é gerenciada por dentistas, oferece um suporte total, para que seu novo franqueado inicie bem a operação da sua unidade, desde o dia da inauguração! Leia o post Suporte ao Franqueado: Os 5 passos Ortocia.
Assista ao vídeo sobre as vantagens de uma franquia que oferece todo o suporte necessário para quem está entrando em uma franquia:
Mito sobre franquia 2
Gostar do produto ou serviço é suficiente! É importante que o franqueado goste do produto ou serviço que está oferecendo, mas não é o suficiente para o sucesso do negócio.
Por exemplo, um dentista que gosta de atender pacientes e quer ser franqueado. Pode ser dono de uma franquia e continuar atendendo pacientes?
Um empresário que gosta de odontologia, mas não tem formação na área. Pode ter uma franquia? Qual é a estrutura que apoia o franqueado? Como são os treinamentos destes franqueados são realizados?
A Ortocia oferece um modelo de negócios adaptável aos diversos perfis de profissionais. Reconhecemos, trabalhamos e treinamos as diversas competências dos franqueados, para ser utilizado no novo empreendimento.
Assista ao depoimento emocionante do franqueado Júnior Prado e a Dra Fernanda Prado sobre a franquia:
Veja as vantagens de se possuir uma franquia odontológica no post Franquia odontológica: as 12 vantagens de possuir uma!
Mitos sobre franquias 3
Como franqueado, vou trabalhar menos! O dono de uma franquia está no comando do seu negócio. Por este motivo, a gestão dos colaboradores, materiais, estoque, gestão financeira estão entre as responsabilidades do empresário.
Com alguns anos de experiência em franquias e diversos cursos realizados na área, posso afirmar que, ao contrário do que se pensa, no começo, o franqueado vai trabalhar muito. Principalmente no primeiro ano, que é um período de intenso aprendizado.
Na Ortocia, nossos Consultores de Campo e Negócios fazem o planejamento futuro de cada unidade, e junto ao seu franqueado, podem planejar desde as férias, 13 salário do franqueado, até a contratação, bonificação de seus dentistas e demais colaboradores, a fim de alcançar o sucesso com qualidade de vida. Leia Gestão em odontologia: Os 5 passos para começar.
Mitos sobre franquias 4
O retorno do investimento será rápido! Ser dono de uma franquia exige planejamento e reserva de capital financeiro para eventuais imprevistos.
Na Ortocia, as unidades costumam ter lucro já no primeiro mês após a inauguração. Mas não é o que acontece com a maioria das franquias. Além disso, existe um tempo para a maturação do seu negócio.
Uma franquia que oferece o menor custo de implantação, certamente beneficia o franqueado a ter competitividade e menor tempo retorno do investimento. Veja o investimento necessário e nosso tempo de retorno no site da franquia.
Assista nossa palestra de empreendedorismo na Odontologia e entenda os principais fatores que uma franquia deve levar em conta no início do negócio:
Mitos sobre franquias 5
Franqueados estão engessados e não tem liberdade na rede! Na franquia, uma das principais características é a existência de processos padronizados. Por este motivo, apesar sermos uma rede de franquias, não encontramos sequer uma reclamação sobre nossa marca em sites como o Reclame Aqui, seja como pacientes, seja como ex-franqueados, pois não existem ex-franqueados da Ortocia!
Isto não significa que, o franqueado, tenha que obedecer cegamente as regras da franquia. Nossos consultores de campo e negócio, entendem que o sucesso da marca, são seus franqueados. As sugestões de um franqueado proativo, durante uma visita a sua unidade, são considerados e até premiados para a melhora coletiva e contínua da marca.
Entendemos que a odontologia demanda uma reciclagem constante, dos processos e do conhecimento da odontologia baseada em ciência. Leia Qual é a melhor franquia odontológica?
Quer saber mais sobre como montar uma clínica odontológica de sucesso? Deseja ter a assessoria de profissionais experimentados (administradores e dentistas) em clínicas odontológicas? Quer ter um acompanhamento diário de um profissional de gestão e marketing especializado em Odontologia?
Para maiores informações, visite nossa página do Facebook e nosso Instagram.