
Sorriso gengival tem cura?
Quais são os tratamentos para o sorriso gengival? Botox é o melhor tratamento para sorriso gengival? Tratamento para Sorriso Gengival é caro? Como saber se tenho sorriso gengival? A Glória Pires tem sorriso gengival?
Hoje, vamos falar sobre um tema que é recorrente nas Top dúvidas: O Sorriso Gengival! Geralmente está associado a exposição excessiva dos dentes da frente e a gengiva quando a pessoa sorri. Excesso vertical da maxila é o nome que se dá as pessoas que tem discrepância maxilo-mandibular.
Vamos as Top Dúvidas:
1- A causa do Sorriso Gengival sempre é o excesso de gengiva?
Não. O sorriso gengival pode ser também uma combinação de fatores intra e extra-orais, isto é, não somente causada por excesso de maxila, mas também incompetência labial ou falta de vedamento labial. Esta “falta” de vedamento pode ser causada porque a pessoa pode ser biprotrusa (bicudinha), ou falta de tônus muscular dos lábios, respiração bucal devido a obstrução das vias aérea superiores (Leia o Você tem rinite alérgica? Você pode ser respirador bucal!).
Você também pode estar confundindo sorriso gengival com retração gengival. Por isso, leia também o “Retração Gengival: Top Duvidas“.
2- Quais são os tratamentos para corrigir este problema?
Tratamento ortodôntico com mini implantes, tratamento fonoaudiológico, gengivectomia (retirada de parte da gengiva), gengivoplastia (uma espécie de plástica da gengiva), uso de toxina botulínica (Botox), uma combinação destes tratamentos ou como alternativa mais radical, a cirurgia ortognática com impacção maxilar superior que também pode ser combinado a outras manobras cirúrgicas, são alguns dos tratamentos disponíveis hoje em dia.
Um bom texto sobre os tratamentos do sorriso gengival é o do Dicas Odonto com o post “Correção do Sorriso Gengival”, inclusive com fotos do antes e depois. Aliás, você também pode conferir o que aconteceu com uma paciente que resolveu colocar botox no dentista do amigo Netdentista.
3- Como saber qual destes tratamentos estou precisando?
Somente uma consulta com o seu dentista através de exames específicos, poderão responder a esta dúvida que aflige tantos pacientes. O profissional levará em conta o seu histórico odontológico e acima de tudo a sua queixa principal a fim de mensurar o tamanho da deformidade esquelética e comprometimento na qualidade de vida do paciente.
4- Quanto tempo leva o tratamento para o sorriso gengival?
Dependendo do seu problema, seu dentista, periodontista (dentista especialista em gengivas), ortodontista ou cirurgião ortognata dará o tempo para cada tipo de tratamento. Mas, primeiro é necessário você saber qual destes profissionais precisará. Portanto, consulte seu dentista e ele fará o encaminhamento para o profissional correto.
5- Um tratamento para Sorriso Gengival é muito caro?
Depende do tipo de tratamento a ser escolhido. Os tratamentos menos invasivos e mais conservadores, tem o custo menor como o Botox (leia o post Botox: Top dúvidas sobre Toxina Botulínica no Blog da Ortocia), gengivectomia e gengivoplastia. Já os tratamentos com cirurgia ortognática são mais caros. Tudo dependerá da sua disponibilidade em resolver o seu sorriso (Leia o Cirurgia ortognática ou buco maxilofacial? Top dúvidas).
Fonte:
- Zahrani AA. Correction of vertical maxillary excess by superior repositioning of the maxilla. Saudi Med J. 2010 Jun;31(6):695-702.
- Kaku M, Kojima S, Sumi H, Koseki H, Abedini S, Motokawa M, Fujita T, Ohtani J, Kawata T, Tanne K. Gummy smile and facial profile correction using miniscrew anchorage. Angle Orthod. 2012 Jan;82(1):170-7.