Home / Ortodontia / Alergia ao Aparelho Ortodôntico: Sintomas e Tratamento!

Alergia ao Aparelho Ortodôntico: Sintomas e Tratamento!

alergia ao aparelho ortodôntico

Recebo com certa frequência no consultório dúvidas sobre alergia ao aparelho ortodôntico, sintomas e tratamento. Mas já posso responder com certa experiência, que a alergia ao aparelho ortodôntico é uma ocorrência muito rara e na maioria das vezes está relacionada ao período de adaptação ao aparelho ortodôntico ou má higienização durante o tratamento.

Para tanto, vamos as principais dúvidas sobre alergia ao aparelho ortodôntico:


1- Quais são os principais tipos de alergia?

Em relação ao aparelho ortodôntico a ocorrência mais comum é a dermatite de contato ao níquel presente na liga metálica do aparelho ortodôntico. Sobre este tipo de alergia, que é a  mais comum é que vamos tirar as dúvidas no post de hoje.

Também podemos encontrar a alergia ao látex presente na borrachinha do aparelho ortodôntico. Você pode conferir no post “Alergia ao látex: sintomas e tratamento” do blog Orto ParaTodos. E por último, uma alergia que se relaciona ao aparelho removível e não aparelho móvel, que é a alergia ao metil metacrilato, componente da maior parte dos aparelhos removíveis.

2- Por que o aparelho ortodôntico pode causar alergia?

Um componente muito importante da liga metálica que compõe o aparelho ortodôntico causa a dermatite de contato, o Níquel. Presente em até 50% da liga metálica do aparelho dentário, hoje, provoca uma preocupação pública nos Estados Unido e Europa pois estima-se que 45% das crianças e adolescentes utilizam algum tipo de aparelho. 

3- É verdade que a alergia atinge mais as mulheres do que os homens?

Sim, as mulheres são cerca de cinco vezes mais sensíveis ao níquel do que os homens. Isto se deve provavelmente a utilização mais precoce de jóias e piercings por mulheres. Na Europa cerca de 10 a 30% das mulheres apresentam algum tipo de dermatite de contato e 1 a 3% dos homens adultos.

Estudos científicos apontam que apesar de existir a presença do níquel nos aparelhos ortodônticos a sensibilização de pessoas que possuem alergia ao níquel é muito rara e insignificante (cerca de 0,3% dos pacientes ortodônticos), pois a quantidade de metal liberado na cavidade bucal é muito pequena. 

4- Quais são os sintomas da alergia ao aparelho ortodôntico?

Os sintomas podem ir de uma simples irritação na pele ou mucosa até reações alérgicas como dermatoses generalizadas, reações asmáticas etc. O quadro clínico típico é o eczema (vermelhidão e inchaço) e a coceira em áreas expostas diretamente ao metal. Correlação ao aparelho podem ocorrer reações adversas nos lábios e no rosto e com menor frequência na mucosa.

5- Como eu tenho alergia ao níquel não posso utilizar aparelho ortodôntico?

Não. Você pode utilizar aparelhos livres de Níquel ou “Nickel Free”, como os Aparelhos Estéticos de Safira e o Sistema Invisalign e não sofrer com a dermatite de contato.

Fonte:

  • Fors R, Stenberg B, Stenlund H, Persson M. Nickel allergy in relation to piercing and orthodontic appliances–a population study. Contact Dermatitis. 2012 Dec;67(6):342-50.  2012 May 28.
  • Johansson K, Kerosuo H, Lammintausta K. Nickel sensitization in orthodontically treated and non-treated female adolescents. Contact Dermatitis. 2011
  • Kerosuo HM, Dahl JE. Adverse patient reactions during orthodontic treatment with fixed appliances. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2007 Dec;132(6):789-95.
Comentários via Facebook

Check Also

Aparelho Ortodôntico Estético

Qual é o melhor aparelho ortodôntico estético? Quais são os tipos de aparelhos estéticos? Qual …

9 comments

  1. Tenho alergia ao sulfato de niquel. O meu caso atingiu minhas mãos o pior que demorei saber devido nem todos dermatologista estarem especializados a dermatite de contato. Todos que eu ia falava que eu esava com alergia de material de limpeza. Foi quando consultei com uma Médica alergista fiz exames especificos que foi confirmado a alergia sulfato ao niquel. E tudo começou quando coloquei o aparelho ortodôntico. So que devido não saber que o aparelho podia dar estes tipos de alergia.

  2. Tenho alergia a sulfato de níquel. Estou com aparelho há três meses. E minha mucosa labial vive machucada. Tenho que tirar o aparelho ou não? Também tenho quatro coroas sendo com três pinos. Não sei de que material é feito o pino mas sinto muita coceira na gengiva.

  3. Olá, minha filha tem alergia a sulfato de níquel, e usa aparelho ortodontico a mais de 1 ano. Nos últimos meses está sempre com a região ao redor dos lábios ressecada e com coceira. Será uma reação alérgica ao aparelho?

    • Olá Priscila,

      O aparelho ortodôntico metálico e o fio ortodôntico contém níquel. Os sintomas de hipersensibilidade ao metal são diversos e podem ocorrer durante o tratamento ortodôntico. Converse com o profissional que faz o tratamento de sua filha e explique o problema de modo a encontrarem a melhor solução. Abraço

  4. Rosangela Feitosa Silva

    Olá, tenho alergia a qualquer tipo de metal, e a um mês estou utilizando o aparelho na parte superior, e desde então, além da gengiva dolorida que é devido ao aparelho, minha boca está inchada. Estou a base se antialérgico, não pó isso, pois tenho alergia a tintura, esmalte, etc e tal. Gostaria de saber como proceder.
    Obrigada!

    • Olá Rosangela,

      Você deve marcar uma consulta com seu ortodontista, para que ele possa diagnosticar seu problema e realizar algum tratamento, se necessário. Abraço

  5. Tenho alergia a níquel, coloquei o aparelho de aço e em menos de 15 dias o retirei, o dentista que me atende pediu para fazermos o teste com o de porcelana.
    Será que irá resolver ou só testando para saber?

    • Olá Marcos,

      A hipersensibilidade ao níquel varia de pessoa para pessoa. Cada pessoa tem mais ou menos sensibilidade, portanto deve ser pesado o custo benefício de um tratamento antes de começá-lo. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *