Pular para o conteúdo

Sorriso Gengival: Top Dúvidas!

sorriso gengival 1

Qual é o preço de uma cirurgia de correção do sorriso gengival? O Botox ou toxina botulínica trata o sorriso gengival? Existe tratamento com laser?

O sorriso gengival é um desafio na clínica diária do profissional de odontologia. Quando esta exposição gengival é maior do que 3 mm se torna esteticamente desagradável, deixa algumas pessoas envergonhadas e chega afetar psicologicamente o relacionamento social.

sorriso gengival

1- O que causa o sorriso gengival?

Dentre os fatores etiológicos da exposição excessiva do sorriso estão:

  • esquelético (excesso vertical de maxila)
  • gengival (excesso de gengiva recobrindo os dentes)
  • muscular (elevação excessiva da musculatura do lábio superior ou lábio superior encurtado)
  • iatrogênica (causadas pelo profissional)
  • uma combinação dos fatores anteriores

2- Quais são os tratamentos para este problema?

Existem diversos procedimentos cirúrgicos, um tipo de procedimento cirúrgico preconiza o corte de alguns músculos elevadores do sorriso em outro tipo de cirurgia realiza-se a osteotomia (corte) dos ossos dos maxilares com remodelação (leia o post “Cirurgia Ortognática ou bucomaxilofacial: Top Dúvidas“) .

Como alternativa não cirúrgica existe a utilização da toxina botulínica, outro procedimento  realiza a gengivectomia (corte da gengiva) com laser diodo. Agora, para cada caso será planejado um tipo de tratamento.

3- Como o Botox ou toxina botulínica funciona no tratamento do sorriso gengival?

Sim. Nos casos de sorriso gengival causados por contração excessiva dos músculos elevadores do lábio superior, o botox é uma maneira cientificamente comprovada  de tratamento do destes problema, desde que realizada por profissionais experientes.

Leia o nosso post Botox: Top 10 dúvidas sobre toxina botulínica! onde a Dra Ana Malengo ortodontista da Ortocia fala sobre os cuidados que o profissional deve ter no uso do Botox.

Leia também o post Preenchimento com ácido hialurônico: Top 5 dúvidas para preenchimento e contorno dos lábios.

4- Qual é o preço de um tratamento para sorriso gengival?

Como você pode perceber até agora, existem diversos tipos de tratamento para este problema. Pois, existem diferentes pessoas com diferentes tipos e graus de sorriso gengival.  E somente uma consulta com um dentista especializado na área, como um periodontista por exemplo, poderá determinar o melhor tratamento para o seu caso.

Fonte:

Marcações: