Home / Odontopediatria / Pediatra Dentista: Top 10 Dúvidas Parte I

Pediatra Dentista: Top 10 Dúvidas Parte I

pediatra dentista

Tratar meu filho(a) com Dentista Pediatra especialista é melhor? Com que idade devo iniciar o tratamento com Odontopediatra? Criança usa fio dental? Até que idade a criança tem dente de leite?

O Pediatra representa um dos mais importantes especialistas numa Clínica Odontológica. Nesta fase as crianças necessitam de tratamentos específicos para cada fase e idade. E ninguém mais preparado do que um profissional especialista no assunto. Para responder a essas e outras dúvidas além das apresentadas acima, vamos conversar com a Dra Anelise Morbidelli, especialista em Odontopediatria da Clínica Ortocia.

Vamos ao bate papo:

1- O que é e o que faz um Odontopediatra? Todo dentista é pediatra?

O odontopediatra é o cirurgião dentista especializado em atender gestantes, bebês, crianças e adolescentes. Não, não são todos os dentistas que são odontopediatras, mas isso nãoimpede que eles atendam as crianças
2-Quando os dentes começam nascer na boca do meu filho?
Os dentes começam erupcionar na cavidade bucal por volta dos 6 a 8 meses de idade. Os primeiros dentes que nascem são os incisivos centrais. Mas essa data pode ser influenciada por uma série de fatores genéticos e ambientais.
3- Quando o dente de leite fica com cárie muito grande tem como tratar canal?  Não é melhor arrancar?
Sim.  Não é aconselhável extrair (arrancar) o dentede leite porque ele é importante uma vez que ele guarda espaço para o dentepermanente e também serve de guia para quando o dente for erupcionar (nascer). 
 
 4- O que é tratamento odontológico Neo Natal? O bebê recebe cuidados antes mesmo de nascer?
 
Esse é o tratamento que a mãe recebe na gestação, com o objetivo de direcionar e orientar a gestante a buscar desde o inicio da gravidez uma relação consigo mesma e com o novo ser pautada no afeto, na segurança e no respeito. É um período em que o apoio e a orientação a mulher e a sua família são de extrema importância.
 
Quando a gestante recebe as orientações adequadas quanto a época ideal do primeiro exame oral do bebe, ela agenda prematuramente a consulta. Assim o trabalho preventivo se faz necessário pois reduz a incidência de cárie e tratamentos mais invasivos, uma vez que o primeiro contato do bebe com o odontopediatra acontece precocemente. Este assunto foi abordado no post “Gestante: Top Dicas para as grávidas Parte I

5- Anestesiar crianças para tratar dos dentes não é perigoso?
 
Não. A anestesia local é um método eficaz e possibilita o tratamento que não provocará trauma na criança uma vez que ela não sentirá dor.

6- Tratamento com pediatra especialista é caro?
Todo tratamento odontológico extenso é caro. Mas a prevenção NÃO!!! Visite o dentista regularmente.

Veja também a segunda parte da entrevista com Especialista em Pediatria Dra Anelise Morbidelli no post “Clínica De Pediatria: Top 10 Dúvidas Parte II“.
Comentários via Facebook

Check Also

Gestante: Top Dicas Para as Grávidas! Parte I

Hoje, Dra Anelise Morbidelli, especialista e colaboradora na Clínica Ortocia, vai dar dicas sobre um …

2 comments

  1. até que idade os dentes não nascendo deve-se procurar o medico.

  2. Olá,

    A troca total da dentição decídua (de leite) para permanente termina em média aos 12 anos de idade. Por isso, é necessário um acompanhamento durante toda a infância com regularidade no seu dentista ou odontopediatra. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *