Home / Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial / Óxido Nitroso: Analgesia Inalatória e Sedação Consciente

Óxido Nitroso: Analgesia Inalatória e Sedação Consciente

óxido nitroso

Atualmente, a analgesia inalatória por meio do Óxido Nitroso é uma das melhores técnicas para diminuir a ansiedade e a dor durante o tratamento odontológico. Diversos pacientes nos perguntam se não seria possível realizar anestesia geral para tratar no dentista. Sim, é possível, mas isso será assunto para um futuro post. Por isso, hoje vamos falar sobre as 5 Top dúvidas sobre o assunto:

1- O que é o óxido nitroso? Como funciona?

Hoje, a maior barreira no tratamento odontológico é o medo das pessoas de ir ao dentista. Estudos mostram que uma primeira experiência dolorosa no consultório do dentista determina a maneira como elas perceberão todas as futuras experiências. Deste modo, as crianças e os adolescentes são os mais afetados.

O uso de analgesia inalatória com o óxido nitroso diminui o desconforto pré, intra e pós operatório. Os tratamentos dentários tornam-se mais relaxantes e essa técnica não representa ameaça de efeitos colaterais maiores associados à anestesia geral.

O óxido nitroso é um gás que, quando inalado, tem uma função depressora do sistema nervoso central, sem a perda da consciência durante toda a aplicação da técnica. Durante a sedação consciente, portanto, o contato verbal com o paciente é sempre mantido e a perda da consciência é muito improvável pela margem de segurança estabelecida pela técnica.

2- É indicado em quais casos? Existe algum risco?

Indicado para todos os procedimentos odontológicos, mas principalmente para pacientes que apresentam o famoso medo do “motorzinho” do dentista e procedimentos associados. A ação do óxido nitroso se restringe ao pulmão, que absorve o gás imediatamente atingindo o sistema nervoso central desencadeando a sensação de relaxamento e bem estar.

Não existem riscos quando realizado por profissional habilitado. Assim que o aporte do óxido nitroso é diminuído, os efeitos do gás são cessados instantaneamente sem deixar qualquer resquício.

3- Não é perigoso para crianças? Gestantes podem se beneficiar com a sedação consciente?

Existe uma certa preocupação dos pais, pois os dentistas brasileiros não tem o costume do uso da analgesia inalatória como nos Estados Unidos, onde 70% dos profissionais são certificados para utilização da técnica.

Portanto, o dentista que aplica a técnica tem um curso de certificação específico para realizar a sedação consciente com o óxido nitroso. As crianças são as mais beneficiadas com a sedação, pois a barreira do medo e da ansiedade é quebrada pelo profissional certificado em analgesia inalatória.

As gestantes, segundo a literatura científica atual, também não apresentam contra-indicações. Porém, por motivo de segurança, o profissional evita tratamentos durante o primeiro trimestre principalmente. Leia o post Gestante pode ir ao dentista?

A adrenalina liberada pelo medo do dentista em pacientes cardiopatas, hipertensos, diabéticos e gestantes pode ser prejudicial para saúde. O uso da analgesia inalatória com óxido nitroso neste grupo de pacientes aumenta o limiar de dor, diminui a ansiedade e melhora a aceitação dos diversos procedimentos odontológicos.

4- Existe uma contra indicação deste procedimento?

Pacientes com perfuração de pulmão, enfisema pulmonar, obstrução das vias aéreas superiores (bronquites severas, infecções nas vias aéreas, etc) estão contra indicadas para o uso da técnica.

5- Quanto custa um procedimento com óxido nitroso?

Esta é a melhor parte! O procedimento com sedação consciente não custa nada! Ou seja, você não vai pagar mais caro por este procedimento. Após a avaliação com o dentista responsável pelo seu tratamento, você poderá usufruir desta tecnologia durante todo o tratamento. Procure uma unidade da Ortocia mais próxima de você e seja feliz!

Assista ao vídeo do paciente utilizando óxido nitroso no dentista:

Fonte:

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *