Home / Odontopediatria / Grávidas: Top Dicas Para Gestantes! Parte II

Grávidas: Top Dicas Para Gestantes! Parte II

gravidas

Nesta segunda parte da conversa com a Dra Anelise Morbidelli, vamos falar um pouco mais sobre os cuidados odontológicos que toda grávida deve ter durante a sua gestação. Se você não leu a primeira parte da entrevista, você pode ler o post “Gestante: Top Dicas para as Grávidas. Parte I

Vamos as dicas:

7- Qual o melhor horário para o atendimento das gestantes?

O melhor horário para o atendimento, é o horário que a gestante relata que se sente mais disposta. Consultas curtas, evitando prolongadas posições supinas, instrução de higiene oral e dieta, e uso judicioso de radiorafias podem ser suficientes para facilitar o atendimento. A cronometragem do tratamento dentário e modificações no tratamento durante a gravidez são importantes.

8- Quando os dentes do bebê começam a se formar? 

Os “dentes de leite” começam a se formar a partir da 6ª semana e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina. 

Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação (ex.: uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais etc.) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

9- É necessário tomar alguma vitamina para ajudar na formação dos dentes do bebê? 

Uma alimentação saudável e equilibrada já é o suficiente. Se houver necessidade de vitaminas, o ginecologista determinará a prescrição necessária.

10- E o flúor? Ele é necessário?

O fato da gestante tomar flúor durante a gestação não significa que o bebê terá menos cárie. Ele é mais importante após a erupção (nascimento) dos dentes, que se inicia mais ou menos aos 6 meses de idade.

11- Quais são as mudanças que ocorrem durante a gravidez?

No geral, o ganho de peso, maior freqüência para urinar, restrição da função respiratória, síncopes e enjôos também são comuns, todas essas mudanças devem ser levadas em consideração durante o atendimento odontológico.

12- Existe alguma relação entre complicações no parto e o tratamento odontológico?

Estudos mostram que malformações e complicações no parto estão relacionadas a  nutrição deficiente, fumo, consumo de álcool e predisposição genética. Por isso, manter um estilo de vida saudável é essencial para mulher que esta grávida ou que deseja engravidar. Eu já até expliquei que o anestésico não faz mal para a criança no post “Pediatra Dentista: Top 10 dúvidas!

13- Por que durante a gestação é importante passar pelo dentista?

Nessa fase, a mãe esta mais aberta a novos conhecimentos, com isso é muito mais fácil orientar sobre hábitos de higiene e amamentação.  Assim, a consulta odontológica realizada juntamente com o pré natal médico é de extrema importância para a saúde da gestante.

Comentários via Facebook

Check Also

Pediatra Dentista: Top 10 Dúvidas Parte I

Tratar meu filho(a) com Dentista Pediatra especialista é melhor? Com que idade devo iniciar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *