Pular para o conteúdo

Gestão em Odontologia: 5 Passos para começar

gestão em odontologia os 5 passos para começar

Foto: Treinamento Gerencial na Ortocia Clínicas Odontológicas


O que é a gestão em Odontologia? Como gerir o meu consultório ou a minha clínica odontológica? Por que a gestão é importante para o dentista?

Estas são algumas das principais dúvidas sobre como gerir o negócio, que é como deve ser encarado o consultório odontológico.

Para isso, vou dar os 5 passos inicias para um dentista que quer aprender gestão em odontologia sem cair em armadilhas que podem deixar seu consultório à míngua:

Treinamento de gestão em vendas

1- Vista o “chapéu” de gestor dentro do seu consultório!

Gestão, segundo o dicionário Aurélio, é o “ato ou efeito de gerir, ter gerência, administrar”. Na odontologia, podemos dizer que gerir uma clínica ou consultório é um processo contínuo e se torna consciente após a repetição de alguns comportamentos. Para saber mais sobre os comportamentos empreendedores, leia o Qual é a melhor franquia odontológica?

Basicamente a ideia de vestir um “chapéu” é uma figura de linguagem que se encaixa perfeitamente para aquele que quer ser um gestor competente. Vestir cada chapéu na hora certa é o que diferencia o simples dentista de um diretor clínico de uma clínica odontológica ou de um consultório.

2- Saiba quais papéis assumir na sua clínica.

Como relatei acima, vestir alguns “chapéus” ou exercer um papel no momento adequado vai torná-lo mais assertivo nesta caminhada. São três papéis que devem ser conhecidos na sua plenitude e profundidade pelo dentista para a gestão empresarial de sua unidade.

  1. Finanças – É o lado racional da empresa. Quanto entra em tratamentos odontológicos no seu consultório? Quanto se gasta com dental, protéticos, funcionários e impostos? Qual é o capital necessário para o funcionamento de sua clínica? Estes são alguns dos dados necessários para se medir o desempenho de uma clínica.
  2. Pessoas – Lado emocional da empresa. Você realiza treinamento de dentistas, pessoal auxiliar e recepcionistas? Compartilha os resultados e metas com todos a fim de obter engajamento? Esta é uma característica que o gestor deve exercer inspirando seus colaboradores, através do exemplo. Isso é liderar e facilitar, e não somente ser o dono que manda no negócio.
  3. Vendas – Aqui entram os pacientes do consultório. É a alma do negócio! Suas equipes estão alinhadas e treinadas para atender bem seus pacientes e fechar a venda? Você realiza reuniões semanais, treinamentos em vendas, campanhas de publicidade local, ações para trazer mais pacientes, etc?

Assista o nosso trailer do treinamento em vendas:

Equilibrar estas funções não é fácil, mas devem ser encaradas com coragem e disciplina por todos que querem tornar seu consultório um negócio de sucesso. Franquias são especialistas em treinamentos em todas estas áreas. Você já pensou nisso? Leia o Suporte da Franquia: Os 5 passos Ortocia.

gestão em odntologia os 5 passos para começar

3- Tenha pessoas ou até sócios para ajudarem na gestão de sua clínica.

Acredite, ninguém é bom em tudo. Cabe a você identificar o que melhor desempenha e se sente mais confortável. Nos outros aspectos, provavelmente você terá que ter pessoas (sócios) nesta equipe que complementem os pontos não tão fortes. Por exemplo, se você é um bom dentista, veste bem o chapéu de vendas e consegue fechar os tratamentos odontológicos do seu consultório, mas é desorganizado financeiramente, você terá sucesso se trabalhar com alguém que tenha mais facilidade com finanças. Se você é bom no controle de gastos, fluxo de caixa do consultório, mas tem dificuldade em treinar e desenvolver pessoas será mais fácil para alguém que tenha habilidades com pessoas.

4- A gestão em odontologia necessita equilíbrio. Então não perca tempo e foque no que traz retorno para o seu negócio.

Reflita sobre o seu desempenho e revise seu plano de negócios e metas regularmente. Atrele seus sonhos a estas metas, uma viagem, férias de 30 dias, etc. Desta forma você realmente dará importância ao que é necessário para alcançar suas metas.

5- Tenha persistência e disciplina.

Aristóteles, o filósofo grego, já nos ensinou: “Nós nos tornamos aquilo que repetidamente fazemos!”. Portanto, nossos hábitos devem ser pragmáticos e focados na melhoria do seu negócio sempre.

Fonte:

Marcações: