Pular para o conteúdo

Gengiva Inchada ou Gengiva Inflamada: Preciso de Tratamento?

Gengiva inflamada e inchada: Como resolvo este problema?

1- Por que estou com a gengiva inchada ou inflamada? Ela sangra quando escovo ou passo fio dental!

A gengiva inchada ou inflamada é sinal da presença do biofilme ou da placa bacteriana causando alterações inflamatórias. O nome dado ao conjunto de alterações iniciais que aparecem na gengiva inflamada é gengivite.

A placa bacteriana é também responsável pelo aparecimento de cáries e mau hálito persistente. 

Existe uma forma eficiente de escovação de dentes. Leia o post Escovação de dentes: Qual é a maneira correta?, também o uso do fio dental no post “Como utilizar o fio dental corretamente?“.

Contudo, se existe algum sangramento, mesmo durante a escovação dos dentes ou quando passa o fio dental, você precisa de cuidados de um dentista.

2- O que acontece se eu não for ao dentista regularmente? A gengiva pode piorar?

A gengivite não tratada ou que não for removida adequadamente, torna-se calcificada. A placa bacteriana que se acumulou por um longo tempo e calcificou é chamada de cálculo dental ou tártaro. Então, a gengivite evolui e passa a ser chamada de periodontite.Esse tipo de resíduo não é mais removido com a escova e fio dental, necessitando de instrumentos específicos para sua eliminação da superfície dental.

A periodontite crônica, que advém da gengivite não tratada progride para a perda da gengiva, osso em torno dos dentes e ligamento periodontal, resultando em
bolsas periodontais, que são uma marca registrada da doença, e pode levar à perda do dente.

A doença periodontal pode contribuir para a inflamação geral do corpo, agravamento de condições como diabetes mellitus e aterosclerose. Leia o post Periodontite: Como tratá-la? também o Gengiva Inflamada? Você pode estar com doenças do coração!

3- Fiquei muito tempo sem ir ao dentista e meus dentes ficaram moles. Por que estão assim?

O cálculo dental, assim como a placa, também prejudica a gengiva e todos os tecidos de suporte do dente. Esses tecidos de suporte são o osso alveolar, ligamento periodontal e o cemento. Quando perdemos o tecido de suporte, o dente começa a ficar amolecido. Esse processo é progressivo, indolor e, quando não tratado, pode levar a perda do dente.

A boa notícia é que a inflamação nos estágios iniciais (gengivite) tem cura e a doença periodontal pode ser controlada. Lembre-se que quanto mais tardio for o tratamento de uma doença, pior o prognóstico e tratamento. Por este motivo não deixe de fazer seu check up digital regularmente!
gengiva

4- Como posso saber se eu tenho gengivite ou periodontite? Como funciona o tratamento da gengiva?

O diagnóstico da doença periodontal é feito através de análises radiográficas juntamente com o exame clínico cuidadoso e específico. A partir daí, a perda de suporte dental é classificada em leve, moderada ou severa.

Geralmente, o tratamento consiste em remover o cálculo e placa dental que se acumulam ao redor de todos os dentes. Neste caso, é indicada uma técnica de escovação específica e adequada para seu caso. Além disso, para manter a saúde bucal, visitas regulares de manutenção serão programadas com intervalos diferentes para cada caso.

5- Eu não gosto do formato da minha gengiva! O que posso fazer para melhorar a estética do meu sorriso?

A gengiva é extremamente importante para a estética do sorriso. Pois, sua coloração, aspecto e contorno devem ser adequados, além de estarem saudáveis. Para isso,  na Clínica Ortocia, realizamos técnicas de Cirurgia Plástica Periodontal que devolvem a harmonia da gengiva ao redor dos dentes podendo, em muitos casos, “aumentar” o tamanho de seus dentes ou da prótese sobre o implante para compor um belo sorriso.

Para pacientes que tenham as gengivas escurecidas por manchas melânicas (marrom ou acinzentada), podemos utilizar técnicas de plastica gengival (semelhante ao peeling) e devolver uma coloração rósea, compondo, juntamente com os dentes, um sorriso belo.

6- Minhas gengivas “subiram” e meus dentes são extremamente sensíveis quando tomo água gelada, ou suco de limão, abacaxi, etc! O que devo fazer para diminuir esta sensibilidade?

As retrações gengivais, que causam sensibilidade ao frio, escovação ou substâncias ácidas, também prejudicam a estética e podem ser tratadas com Cirurgia Plástica. Desta forma, conseguimos tratar a sensibilidade, devolvendo conforto durante ingestão de alimentos e bebidas, e ainda conseguir um contorno gengival harmônico.

Fonte: