Pular para o conteúdo

Franquias: Top 10 dúvidas

dúvidas sobre franquia

O que são as franquias? Qual a vantagem de se ter uma franquia? Por que pago uma taxa de franquia? Qual é o preço de uma franquia? Quanto devo investir inicialmente? O que é o royaltie? As franquias na área da saúde são lucrativas?

Estas são algumas das principais dúvidas quando se fala em franquia. por isso hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre este assunto! Falamos sobre alguns aspectos no post “Franquia: Quais são as tendências de mercado?” 
 
Vamos as dúvidas:
franquia o que é
1- O que é uma franquia?
É uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços.
 
2- Quais são as vantagens de fazer parte de uma rede de franquias?
Investir em uma franquia é uma alternativa para os empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio! Consequentemente, sua formatação inclui diversos treinamentos em gestão específicos para o futuro franqueado, diminuindo muito o risco de insucesso desse novo negócio. Leia Gestão em odontologia: 5 passos para começar.
 
3- Qual é o perfil que o franqueado deve possuir?
Geralmente, a franquia pede que o franqueado tenha afinidade com o negócio que irá possuir e muita disposição para comandar um negócio. Por este motivo, é importante que o franqueado tenha conhecimento de suas competências e vontade de treinar outras necessárias ao empreendedor.
 
4- Quanto devo investir inicialmente como franqueado?
A pergunta correta a ser feita é: qual é o investimento total para abertura de uma franquia? Ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro. Portanto, o dinheiro para este investimento deve estar em mãos! Bancos só em casos excepcionais, nunca se deve começar o negócio endividado! Leia o post “Franquias baratas!“, onde falo sobre a lista das 10 franquias mais baratas segundo o Pequenas Empresas Grandes Negócio 2015-2016.
 
franquia quanto custa
 
5- Quanto tempo leva para recuperar o investimento inicial?
A ABF trabalha com prazos de 18 a 24 meses em casos de microfranquias, que exigem baixo investimento e 36 meses para franquias maiores. No entanto, toda operação oferece riscos e somente a dedicação do franqueador pode trazer resultados mais rápidos.
 
6- Qual é o faturamento médio, lucro líquido de um franqueado?
Deve-se sempre perguntar pelo faturamento médio mensal de uma franquia e a margem de lucro de um negócio. Segundo a ABF o lucro médio varia de 10% a 15% sobre o faturamento.
 
7- Quanto tempo dura um contrato de franquia e quais são as regras para renovação?
A cada cinco anos, portanto dentor deste prazo o franqueado deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro. É bom checar se existe uma taxa na renovação, se existem descontos, etc.
 
8- Qual é o suporte que as franquias devem oferecer aos franqueados?
Em primeiro lugar, saiba quais manuais serão entregues ao franqueado, como a matriz acompanhará as metas da unidade e como atuará para auxiliar na solução de alguns problemas operacionais (leia o post Suporte ao franqueado: Os 5 passos Ortocia). Dependendo do tipo de franquia, o tempo mínimo de treinamento é de 30 dias, podendo levar alguns meses.
 
Veja o nosso treinamento neste vídeo:
 
9- As franquias na área da saúde são boas?
As franquias na área de serviços costumam ter maior lucratividade. Na Ortocia chega a ser de 35% de lucratividade. Leia o post “Franquia Odontológica: 12 Vantagens de se possuir uma!” Além disso, verifique se outros franqueados da rede estão satisfeitos, esse é um bom indicador de que a franquia está indo bem. 
 

Assista ao depoimento do franqueado Júnior Prado e Dra Fernanda Prado sobre a franquia que possuem há 3 anos e como a vida deles mudaram neste período:

10- Franquias odontológicas são um bom negócio?
Quanto mais tempo a franquia tem de mercado, menor o risco do investimento. A Ortocia iniciou em 2015 suas operações como franquia e tem o objetivo de passar toda sua experiência para seus futuros franqueados.
 
Assista ao vídeo “Vantagens de se ter uma franquia em odontologia”:
 
Leia o post “Qual é a melhor Franquia Odontológica? Top 5 Dúvidas” e veja qual é a franquia com a taxa mais barata do mercado!
 
Para maiores detalhes e informações WhatsApp (11) 97368-2227 ou visite o site da Franquia Ortocia e curta o Facebook da franquia
 
Fonte: