Pular para o conteúdo

Franquia Para Dentistas: Os 10 Passos Para Abrir Uma!

franquia dentistas

Está procurando por uma franquia para dentistas? Mas qual seria a melhor franquia odontológica? Você é recém-formado e tem a intenção de montar uma clínica corretamente desde seu início? Ou é um dentista com consultório querendo melhorar a sua performance?

Assista antes o vídeo sobre as vantagens de possuir um franquia em Odontologia:

Já falamos sobre o assunto no post “Franquia: Top 10 dúvidas!” também no post “Franquia Odontológica: 12 vantagens de se possuir uma!

Cresce a cada dia o número de dentistas procurando redes de franquias para montar um consultório e obter Know-how destas empresas. Existem diversas opções de marca e valor de investimento. Mas quais são os passos necessários para que um dentista tenha sucesso neste tipo de empreendimento?

Vamos aos 10 passos para poder abrir uma franquia odontológica:

franquia para dentista

1- Cadastro: o primeiro passo é preencher uma ficha de cadastro, pela internet, a fim de que a marca possa avaliar o perfil do candidato. No site da franquia Ortocia, você pode de rapidamente realizar seu cadastro inicial.

2- Primeiro encontro: após aprovação o perfil do interessado, será marcada uma reunião. O candidato recebe, então, a COF (Circular de Oferta de Franquia), que tem as informações relevantes sobre a empresa e a franquia, e uma prévia do contrato. Na Ortocia, a reunião pode ocorrer na sede da franquia ou  em casos de grandes distâncias por Skype.

3-  Seja cliente por um dia: Na Circular de Oferta de Franquia são fornecidos todos os contatos dos franqueados da rede. Escolha algumas unidades (veja lista das unidades) para visitar. Vá como se fosse cliente e observe como é o atendimento da equipe e o que dizem os pacientes “clientes”.

4- Converse com os franqueados: Entre em contato com algum franqueado para saber como é o dia a dia da operação e como o franqueador se relaciona com eles.

5- Assinatura do contrato: Avalie minuciosamente seu contrato para saber como será a relação com o franqueador. Em geral, suas cláusulas são padronizadas e há pouca margem para mudar. Mas dá para negociar pontos, como a multa por invasão de território ou então um parcelamento estendido no investimento inicial ou na taxa de royalties (veja o investimento inicial e modelo financeiro no site da franquia).

franquia para dentistas

6- Escolha do ponto: Nesta tão importante fase, a Ortocia ajuda o franqueado a encontrar o ponto e até a cidade (Estudo prévio realizado em conjunto com a Praxis Business) para aprovação do local. Depois de achar um imóvel que servirá de clínica odontológica, em uma área de bom fluxo de pessoas, será necessário o franqueado avaliar se o local está em uma zona que permite que a empresa exerça suas atividades. Caso contrário, a empresa não conseguirá obter seu alvará de funcionamento na prefeitura.

7- Locação do imóvel: Para evitar problemas, o ideal é fazer um acordo com prazo determinado, de preferência de ao menos cinco anos, duração da maioria dos contratos de franquia. Lojas de rua geralmente precisam de reforma, então negocie com o proprietário alguns descontos no aluguel pelas melhorias permanentes que serão feitas.

8- Nova empresa:  Após assinatura do contrato, aluguel do ponto, chega a hora de abrir uma empresa. Isso deve ser feito antes da inauguração da unidade, para cumprir obrigações fiscais e trabalhistas. Todo o plano de negócio será realizado entre o franqueador e o franqueado para que obedeça um cronograma bem detalhado até a inauguração da clínica.

9- Treinamento:  O franqueado e a equipe passam pelo treinamento para aprender a conduzir os processos segundo os padrões da rede e, claro, tirar as últimas dúvidas antes da estreia.Leia o post Suporte ao franqueado: os 5 passos Ortocia. É importante ler o manual de operações antes para saber se seus pontos principais foram abordados na prática clínica e empresarial diária.

10- Inauguração: Com tudo pronto, chega, enfim, o dia de abrir a clínica. Entregue-se ao negócio – e, sempre que precisar, conte com o suporte dos donos de outras unidades e do franqueador. Veja o passo a passo do cronograma de implantação até a inauguração da franquia no site.

Fonte: