Home / endodontia / Dor de dente: Qual é o melhor remédio?

Dor de dente: Qual é o melhor remédio?

dor de dente: qual melhor remédio?

Estou com dor de dente: Qual é o melhor remédio?

Recebo diariamente, pedidos desesperados para receitar remédios para aliviar a dor de dente! A dor de dente aguda está entre as piores dor do ser humano, e muitas vezes este tipo de dor  NÃO passa com o uso de remédios! Analgésico nenhum ou anti-inflamatório pode com certas doenças bucais!  O uso ao longo dos anos de forma indiscriminada, levou a alterações genéticas das bactérias resultando em cepas bacteriana multiresistentes à antibióticos. 

mulher com dor de dente

1- Mas o que causa a dor de dente?

As dores pode ser causadas por sensibilidade grave,  cáries em estágio avançado (leia: Cárie dentária: Top 5 dúvidas), quebra de dentes, problemas periodontais graves (leia: Gengiva inchada ou inflamada: Preciso de tratamento?), bruxismo ou ranger de dentes (leia: Bruxismo: principais dúvidas!) em alguns casos. São doenças que levam a dor, que só podem ser aliviados sob anestesia local ou a intervenção do dentista no consultório.

2- Quais são os remédios utilizados para tirar a dor de dente?

Geralmente, para as infecções de dentes, de canal, são prescritos antibióticos. O paciente deve estar ciente das circunstâncias para o uso dos antibióticos que serão indicados pelo dentista. De modo algum faça a auto medicação.

3- Fiz uma cirurgia do dente do siso e estou com dor. Qual é o melhor remédio?

Alguns estudos mostraram que a associação mais eficaz para controle de dor pós-operatória, é o uso associado de analgésico e anti-inflamatório não esteroide. Exemplo: a associação de ibuprofeno (anti-inflamatório) e paracetamol (analgésico), mostrou ser eficaz no tratamento da dor pós-operatória de extração do siso.

Outros estudos mostram que o uso do anti-inflamatório esteroidal dexametasona utilizada isoladamente, também foi eficaz no controle da dor, no pós-operatório.

4- Em um tratamento de canal, tomar antibiótico ajuda no controle da dor de dente?

Diversos estudos mostraram que a utilização da Amoxicilina, uma hora antes dos procedimentos de canal, não teve qualquer eficácia no controle da dor. A utilização do antibiótico como a penicilina, após o tratamento de emergência de canal, também foi ineficaz no controle da dor.

Mesmo a utilização de Paracetamol (analgésico) com anti-inflamatório não esteróide, não foi eficaz. Nestes casos, o Cloridrato de tramadol (Tramal) injetável mostrou ser mais eficaz para dor.

O tratamento endodôntico com o dentista, é realmente o método mais eficaz no controle da dor.

5- Se eu utilizar o antibiótico e o analgésico ao mesmo tempo terei alívio dor de dente?

Uma pesquisa realizada no Centro de Ciências da Saúde da Mulher em Toronto comprovou, que a dor de dente causada pela pulpite irreversível (inflamação da polpa do dente), não é aliviada com o uso associado de antibiótico e analgésico.

Quando compararam dois grupos que tomaram remédio para dor de dente com outro que não tomou nada, não foi relatada qualquer diferença de diminuição de dor!

Outras associações também que não foram eficazes, foi a associação do Ibuprofeno (anti-inflamatório) com o ácido acetil salicílico (AAS),

dor de dente qual é o melhor remédio

Portanto, se você está tendo dor de dente, marque uma consulta de emergência na Ortocia mais próxima de você!

E caso não esteja com dor e quer se prevenir, leia o texto “Dor de Dente: O que fazer para nunca mais ter?!”.

Fonte:

Comentários via Facebook

7 comments

  1. Ola boa tarde, sou uma mae e estou muito preocupada minha filha vai fazer uma viagem para o exterior daqui a dez dias ,mas infelimente apareceu uma dor de dente tao forte acompanhanda de uma forte dor de cabeça que chegou a perder sangue do nariz. Entao nao sei… acho dez dias um periodo muito curto. medicar de ultima hr, tambem nao confio pois morando no sertao imagino ja o que vao fazer… um conselho por favor. so para um alivio durante a viagem no momento ela nao esta sentindo dor, mas tenho medo que com a pressao dentro do aviao o problema possa se agravar ja presenciei senas terriveis de gente com dor de dente, dente este medicado. obrigado.

  2. Olá,

    Sua preocupação é pertinente realmente. Não é recomendável uma pessoa viajar com dor de dentes ou problema dentário, pois este pode resultar em piora durante a viajem. Por isso, torna-se especialmente necessário uma visita ao dentista para resolver a causa do problema. Abraço

  3. Oi boa tarde e o que fazer quando vamos ao dentista e nao resolve a dor ja tomou varios remedios e nada meu marido esta sofrendo a dois meses com muita dor o que fazer ?po favor estamos dessesperados ,obrigada

  4. A melhor opção é procurar um dentista mas em quanto espera tomar spidufen de 12 em 12 horas ajuda a aliviar a dor, porém não por muito tempo por isso o interessante é procurar o dentista o quanto antes.

  5. Meu dente doi muito o q eu faço

  6. Atualmente os dentista estão atendendo 24 horas, com isso verifique se seu dentista faz plantão 24 horas, se ele fazer é só entrar em contato que ele vai te ajudar com o problema de dor no dente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *