Pular para o conteúdo

Como beijar? O Que Você Precisa Saber?

beijo de homem e mulher

Como curiosidade, dia 13 de abril comemora-se o dia mundial do beijo! Você comemorou esta data?
Parece brincadeira, mas o que recebo de dúvidas nos comentários tais como “Beijar de aparelho enrosca? Como faço para beijar com aparelho?“, “beijo de língua com aparelho ortodôntico machuca?” é muito grande. Por isso, venho alertar a todos sobre alguns cuidados que se deve ter na hora de beijar na boca.

Vamos aos cuidados:

beijo de cachorrinhos

1- Você escova sua língua?
Se a resposta foi não, passe imediatamente a escová-la pois grande parte do mau hálito vem da saburra lingual. A saburra lingual é uma placa esbranquiçada ou amarelada que se forma em cima da língua. Sinal de que a língua não está sendo higienizada, pois ela é composta por bactérias, restos alimentares que geram compostos sulfurosos e dão mau hálito. Portanto, além de escovar os dentes e passar fio dental, é muito importante escovar a sua língua.

2- Mas como faço para escovar a minha língua?

Sobre a escovação da língua veja os vídeos no post “Escovação de dentes: Qual a maneira correta? Série higiene bucal parte II
Para saber como utilizar um limpador de língua, leia o post “Limpador de língua: como faço para escovar corretamente minha língua?” do ortodontiaparatodos.

3- Enxaguatórios bucais, chicletes ou balas de menta ajudam na hora de beijar e disfarçar o mau hálito?

Acho que nem precisa explicar, mas pesquisas recentes da Universidade de Oxford, comprovaram que o uso contínuo de enxaguatórios bucais não diminuem a ocorrência do mau hálito! Não adianta balinha ardida, chiclete, etc. Somente a visita regular ao seu dentista pode evitar doenças da boca que ocasionam o mau hálito.

Além de saber como beijar, visite regularmente o seu dentista, faça prevenção, beije muito e seja feliz!

Fonte:

  • Richards D.Limited evidence suggests that mouthrinses may be effective in reducing oral malodour.Evid Based Dent. 2012;13(4):121
  • Van Tornout M, Dadamio J, Coucke W, Quirynen M. Tongue coating: related factors.J Clin Periodontol. 2013 Feb;40(2):180-5.