Pular para o conteúdo

Clareamento Dental Com Fitas Clareadoras Pode Ser Cancerígeno

A nova moda é o clareamento dental com as novas fitas clareadoras a venda nas farmácias, supermercados e na internet. 
Os nossos dentes são amarelos naturalmente e vão escurecendo no decorrer de nossas vidas, mas existe uma forma de branquear todos eles e não deixá-los escuros ou amarelados. Nada mais bonito do que um sorriso todo branquinho não é?


Porém, o clareamento é realizado por uma substância ácida conhecida como peróxido de hidrogênio. Existem outras variações de nomes como peróxido de carbamida, perborato de sódio, água oxigenada, peróxido de uréia dependendo da formulação ou concentração encontrada.

O peróxido de hidrogênio penetra no esmalte dentário e clareia o dente na sua camada  interna chamada de dentina, cuja coloração é amarelada. O resultado é a quebra de todos os pigmentos que dão cor deixando-o branquinho.

Este mecanismo parece não representar nenhum perigo aos dentes desde que respeitadas as recomendações de um dentista! Aí é que começam os problemas, pois hoje no mercado existem pasta de dentes, enxaguatórios bucais e agora as fitas clareadoras contendo peróxido de hidrogênio.

Porém, a literatura científica considera o peróxido de hidrogênio uma substância que induz ao câncer! Como assim Bial?
O peróxido em contato com a mucosa da boca, que não tem proteção como nossa pele tem e é revestida pela queratina protetora, potencializa outros produtos químicos (álcool), além de vírus e agentes físicos (fumo) potencializando a indução ao câncer. E isto pode acometer não somente a boca como também a mucosa do esôfago, estomago e intestino.

Quando se faz o clareamento profissional, a gengiva deve ser protegida além de outras partes da boca. Nada de engolir clareador! Os danos causados no DNA das células são cumulativos e vão aumentando no decorrer da vida contribuindo para o aparecimento do câncer.

Por isso, o clareamento só deve ser realizado por um profissional consciente e treinado, que não deixará você engolir este agente químico. O resultado será dentes lindos, claros e brancos! Mas acima de tudo, de uma forma segura.

Quer saber quais são as diretrizes de anos de pesquisa científica sobre o que é um clareamento seguro?

Leia o post “Clareamento dentário com fitas clareadoras podem causar câncer!

Fonte:

  • Naik S, Tredwin CJ, Scully C. Hydrogen peroxide tooth-whitening (bleaching): review of safety in relation to possible carcinogenesis. Oral Oncol. 2006 Aug;42(7):668-74. Epub 2006 Feb 20.