Home / Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial / Cirurgia Ortognática, Cirurgia BucoMaxiloFacial: Top Dúvidas

Cirurgia Ortognática, Cirurgia BucoMaxiloFacial: Top Dúvidas

cirurgia ortognatica

O que é uma cirurgia ortognática? E cirurgia bucomaxilofacial? Qual é o valor (preço) de uma cirurgia ortognática? Onde existe cirurgia ortognática de graça? A cirurgia é realizada em hospital ou no consultório?

Convidamos Dr Marcus Kasaya para falar sobre este tipo de cirurgia na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Doutor Marcus já falou sobre DTM no post “Disfunção da Articulação Temporomandibular tem cura?” e sobre implantes no post “Implantes Dentais: Top Dúvidas“. Mas o foco da conversa de hoje é a cirurgia ortognática, então vamos as principais dúvidas:

implantes jd analia franco

1- O que é a cirurgia ortognática ou bucomaxilofacial?

A cirurgia ortognática é o nome de um dos procedimentos cirúrgicos odontológicos da especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é a especialidade relacionada com a correção do mau posicionamento dos maxilares e outras anormalidades relacionadas. Por exemplo, casos de cirurgia de Classe II (retrognatismo de mandíbula) ou de classe III (prognatismo mandibular), mordidas cruzadas, mordidas abertas e até a fenda palatina.

2- Qual é o paciente que precisa de cirurgia ortognática?

Esta cirurgia é realizada geralmente em adultos e tem por objetivo restabelecer um padrão para tratar um desenvolvimento ósseo fora do ideal que gera em alguns casos uma deformidade. Este paciente que possui uma deformidades dento-esquelética é um paciente que necessita de uma cirurgia bucomaxilofacial.

Para os paciente que não possuem deformidades, existem tratamentos alternativos como o preenchimento com ácido hialurônico ou uso da toxina botulínica (botox).

Assista este vídeo de uma simulação de cirurgia ortognática:

3- Como funciona esta cirurgia? Quais são os passos necessários até a cirurgia ortognática?

  •  Diagnóstico através de exames clínicos e complementares (documentação ortodôntica e uma documentação cirúrgica) por um Ortodontista ou Cirurgião Buco Maxilofacial.
  • Planejamento em conjunto do Ortodontista e Cirurgião (Plástico ou Bucomaxilofacial) antes de iniciar o preparo ortodôntico.
  • Início do preparo ortodôntico-cirúrgico pelo Ortodontista, com a colocação de aparelho ortodôntico ou expansor para disjunção em casos de maxila estreita ou alinhamento dos maxilares nos outros casos cirúrgicos.
  • Após preparo ortodôntico-cirúrgico meticuloso do paciente, o Ortodontista liberará o paciente para o cirurgião.
  • Realização da Cirurgia Ortognática realizada pelo cirurgião plástico ou buco maxilofacial em um ambiente hospitalar sob anestesia geral. Somente as cirurgias orais menores podem ser realizadas em consultório, como explicado no post “Cirurgia Ortognática ou Bucomaxilofacial?” no site Ortodontia Para Todos.
  • Pós-operatório imediato acompanhado simultaneamente pelo ortodontista e cirurgião (em casos de expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente, dá-se início da ativação do aparelho expansor já no quarto dia de pós-operatório).
  • Retorno ao tratamento ortodôntico para finalização do caso.
  • Remoção do aparelho e controle anual com ortodontista.

4- Quanto custa uma cirurgia ortognática? A cirurgia bucomaxilofacial é cara? Onde encontro cirurgia de graça?

Este tipo de dúvida se assemelha a um cliente que pergunta para o funileiro se a batida no carro vai ficar caro por telefone. Ou seja, se não sei qual é o tamanho do problema, se o carro deu perda total ou parcial. Como posso passar um valor de tratamento? Até para este tipo de diagnóstico, necessita-se de um mecânico perito no assunto.

Então, para você ter uma idéia de quanto custa uma cirurgia ortognática, você deve passar com um “perito” cirurgião plástico ou cirurgião bucomaxilofacial para realizar os exames necessários. Desta forma o profissional consegue passar um plano de tratamento com as formas de pagamento e tempo de tratamento.

Mas alguns fatores ajudam na hora de diminuir os custos, como ter um bom convênio médico para cobertura de despesas hospitalares por exemplo.

Caso não haja recursos ou convênio médico, uma outra opção é recorrer para o Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza de graça este tipo de cirurgia, como faço no município de Extrema-Minas Gerais, aos moradores da cidade que tem acesso a um tratamento cirúrgico gratuito.

Para encontrar este serviço gratuito em Extrema, basta passar no setor de Deformidades Craniofaciais no Pronto Socorro Municipal Prefeito Jahir Aparecido Olivotti:

Endereço: Av. Nicolau Cesarino, 4000 – Bela Vista, Extrema – MG, 37640-000
Telefone:0800 033 1118

E por último, uma outra alternativa são as faculdades e universidades de odontologia e de medicina, como a UNIFESP- Escola Paulista de Medicina que realizam tratamentos cirúrgicos de graça para população!

Para saber mais sobre tratamento gratuito leia o post “Mordida cruzada: Qual é o melhor tratamento?

Você também tem a alternativa de marcar uma consulta em umas de nossas clínicas:

Fonte:

Comentários via Facebook

4 comments

  1. Somos uma clínica odontológica de consolidada excelência em Cirurgia Ortognática e implantodontia em Brasília. Agende já a sua consulta

  2. Gostaria de sabe quanto custa uma cirugia buco maxla

    • Olá Edineide,

      O preço varia muito de acordo com o tipo da cirurgia. A melhor forma de saber, é marcar uma consulta com um dentista especialista em cirurgia e fazer um orçamento do seu tratamento. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *