Pular para o conteúdo

Top 10 dúvidas sobre a Toxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica? Qual é o preço de uma tratamento com Botox? Existe alergia a toxina? Ácido Hialurônico e toxina botulínica são a mesma coisa?

Hoje, vamos falar sobre as maiores dúvidas sobre este produto no dia-a-dia do consultório odontológico. Para falar sobre o assunto conversaremos com a Dra Ana Malengo especialista da Ortocia Clínicas Odontológicas.

Vamos as dúvidas:

Tecnologia na aplicação de toxina botulínica

1- O que é o Botox? É a mesma bactéria que causa o botulismo? Não pode ser perigoso para saúde do paciente?

Primeiramente, a toxina botulínica popularmente conhecida como Botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Sim, é a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença, sendo assim não é prejudicial a saúde dos pacientes.

Assista ao nosso vídeo Toxina Botulínica e Preenchimento Facial: Top Dúvidas

2- Qual é o mecanismo de ação da toxina botulínica? Por que ele só dura 6 meses?

A toxina botulínica basicamente inibe a liberação exocitótica da acetilcolina nos terminais nervosos motores levando a uma diminuição da contração muscular. Esta propriedade a torna útil, clínica e terapeuticamente, em uma série de condições onde existe excesso de contração muscular.

3- Ácido Hialurônico e Toxina são a mesma coisa?

Por serem injetáveis, a confusão mais frequente é achar que o mecanismo de ação da toxina botulínica e do preenchimento é o mesmo, mas não é. A toxina age paralisando o músculo. Ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga. E para as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos. Já a aplicação de ácido hialurônico repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto, atuando, por consequência, na redução da flacidez.

Para saber mais sobre o ácido hialurônico leia o Preenchimento com ácido hialurônico: Top 5 dúvidas! também o Preenchimento labial: Preço?

4- Em que idade pode-se iniciar a aplicação da toxina?

Não existe uma idade ideal para começar as aplicações. Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Juntamente com outros fatores, esta ação continua sobre a pele pode formar marcas definitivas na pele: as rugas. Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe muitos benefícios iniciando suas aplicações precocemente. Em geral, a partir dos 30 anos algumas pessoas já são candidatas. Existem pessoas que precisam usar antes dos 30 anos, mas não é comum. Cada caso avaliamos individualmente.

5- Quais são as doenças ou problemas tratados com a toxina botulínica?

Na Odontologia usamos há pelo menos 20 anos. Ele apresenta um potencial de emprego como em casos de bruxismo, hipertrofia do masseter, disfunções temporomandibulares (DTMs), sialorreia (produção excessiva de saliva), assimetria de sorriso, sorriso gengival, sorriso de marionete e, mais recentemente na utilização profilática para a redução da força muscular dos músculos masseter e temporal em alguns casos de implantes de carga imediata e próteses superiores. Leia: Bruxismo: Principais dúvidas

6- O dentista é um profissional habilitado para a aplicação da toxina?

Sim. Como profissionais da saúde, o dentista tem plena  capacidade da aplicação terapêutica da toxina botulínica dentro de sua área de atuação. Para tanto, existem cursos específicos voltados para o cirurgião-dentista para terapêutica, prática e até atendimento de emergências. Estes curso obedecem a Resolução CFO-145/2014 que autoriza o uso do ácido hialurônico e a toxina botulínica para uso terapêutico em procedimentos odontológicos (Art. 1º e Art. 2º).

7- De vez em quando ouvimos falar de complicações ou tratamentos mal sucedidos com a toxina botulínica com celebridades e artistas famosos. Foi alergia ao produto? Existem efeitos colaterais?

Os insucessos ocorrem pela falta de conhecimento das técnicas, uso incorreto ou doses excessivas. Os riscos com hipersensibilidade ou alergia ao Botox são muito pequenos.

8- Existe um limite de aplicação da toxina?

O limite mínimo orientado é de 3 meses para cada aplicação. Porém, cada caso avaliamos individualmente de acordo com o paciente.

9- Com o tempo o organismo cria resistência ao Botox? Quem usa muito Botox tem o efeito diminuído?

Com o tempo o profissional deve mudar a marca do produto assim mudando a cepa do fungo utilizado para que não haja reconhecimento e seja eficaz a aplicação.

10- Quanto custa uma aplicação de Botox? Qual é o preço do tratamento com a toxina botulínica?

O preço varia muito de acordo com a gravidade e do problema a ser tratado. Portanto, somente uma consulta com um profissional habilitado e a realização de um minucioso exame clínico e exames complementares pode determinar o exato tipo de tratamento que você necessita.

Para marcar uma consulta com a Dra Ana Malengo acesse e curta nossa página do Facebook e siga nosso perfil no Instagram