Pular para o conteúdo

Aparelhos Coloridos ou Personalizados: Uma Moda Perigosa!

aparelhos ortodônticos coloridos

Muitos pacientes adolescentes estão perguntando sobre a moda dos aparelhos coloridos, aparelhos personalizados ou fios coloridos. Já abordamos o assunto no post “Borrachinha de aparelho: Posso Trocar?” Com imagens coloridas e marketing apelativo, as diversas comunidades espalhadas no Facebook, angariam um grande número de comunidades curtidas por jovens que estão procurando “colorir” o aparelho ortodôntico.

Por este motivo vou listar 5 motivos para você não cair nesta armadilha:

1- Não existe qualquer controle sobre os produtos vendidos! Todos os produtos utilizados na Odontologia, passam por um rigoroso controle de qualidade e especificações antes de serem utilizados em seres humanos. Você acha que produtos vendidos em comunidades no Facebook vão ter algum tipo de controle de qualidade?

2- Você está sendo vítima de crime de estelionato! Além de não existir qualquer garantia sobre a qualidade do produto, também não há qualquer garantia de que você vai receber o produto que está pagando, afinal a venda de materiais de saúde é limitada para fornecedores legalizados e profissionais da saúde. A venda por qualquer outra pessoa é crime passível de pena e prisão.

3- Você corre perigo de ficar sem os dentes! Pelos motivos apresentados anteriormente, a perda de dentes será inevitável e a responsabilidade será só sua! Vai arriscar?

4- Seu ortodontista aprovou este tipo de personalização? Pergunte pra quem mais sabe sobre o seu tratamento ortodôntico. Seu ortodontista é a pessoa mais indicada para explicar o que pode ou não ser realizado para colorir ou personalizar o seu sorriso!

5- Desconfie sempre! De que modo produtos de saúde sendo vendidos de forma sigilosa e amadora pode fazer bem para sua saúde?

Leia também: