Pular para o conteúdo

Aparelho Ortodôntico de Safira ou Porcelana: Top Dúvidas

aparelho ortodôntico de safira

Todos os dias, recebo e-mails de pacientes querendo saber sobre o aparelho ortodôntico de Safira, também o preço deste tratamento.

Na contramão daqueles pacientes que procuram por aparelho coloridos, como escrevi no post “Aparelhos coloridos ou personalizados!“, os pacientes que procuram o aparelho estético, desejam total discrição.

E para entendermos o que compõe o preço de um tratamento ortodôntico com o aparelho de Safira vou falar sobre as maiores dúvidas neste assunto:

braquete de safira

1- O aparelho de Safira e de porcelana são o mesmo aparelho?
O que diferencia ambos aparelhos é o processo de fabricação. O aparelho de Safira é feito de porcelana monocristalina, mais translúcida do que a de porcelana convencional pois é submetida à uma temperatura e pressão maior e sua translucência dá impressão de um cristal como a Safira.

2- O aparelho de Safira é melhor do que o aparelho de porcelana?
Não existe um aparelho “milagroso” (dúvida sanada no post “Aparelho de Porcelana“), isto é, muito melhor do que o outro.

Na verdade, o ortodontista que tem maior habilidade e experiência com determinado sistema, fará um tratamento eficaz com aquele que mais domina.

Além do aparelho estético de safira, você pode encontrar os aparelhos invisíveis como o Sistema Invisalign, também a técnica de Ortodontia Lingual.

3- O aparelho de safira é estético para todos os tipos de dentes?

Um estudo recente concluiu que, o ortodontista tem um fator importante na escolha dos braquetes estéticos, pois se o paciente possui dentes clareados, a cor do aparelho de porcelana convencional não ficará compatível com o dente natural.

Além disso, a nossa cultura advém da cultura americana de dentes brancos e clareados (Leia também: Top dúvidas sobre clareamento dentário!).

Por isso, em dentes que já foram clareados, o aparelho de safira é mais indicado por suas propriedades óticas e de translucidez.

4- Qual é o preço ou valor de um aparelho de Safira?
Esta dúvida já foi respondida em outro post “Preço do aparelho ortodôntico estético” no Blog Ortodontia Para Todos.

Descrevi que o valor ou preço de um tratamento depende de diversos fatores, tais como a experiência e formação do profissional, qualidade do material utilizado, estrutura da clínica em que você faz o tratamento.

Também afirmei que preço baixo nunca é sinônimo de bom serviço. Portanto, não economize com a sua saúde!

Fonte:

  • Lopes Filho H, Maia LE, Araújo MV, Ruellas AC. Influence of optical properties of esthetic brackets (color, translucence, and fluorescence) on visual perception. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2012 Apr;141(4):460-7. doi: 10.1016/j.ajodo.2011.10.026.
  • American Orthodontics