Pular para o conteúdo

Aparelho Móvel! Vou Ter Que Usar Doutor?

aparelho movel

Aparelho móvel é o termo mas utilizado pelos pacientes para designar os vários tipos de aparelhos removíveis nas mais diversas fases do tratamento ortodôntico.

Vamos as principais dúvidas:

aparelho móvel

1- Qual é o nome correto? Aparelho móvel?
Popularmente é conhecido como aparelho móvel, mas o nome correto é aparelho removível,deixe o aparelho móvel só para os celulares! rs

2- Qual é a função do aparelho removível? Adultos e crianças podem utilizá-lo?
Ele pode ser utilizado pela criança quando é necessário realizar movimentações ortopédicas durante a fase de crescimento. Ou por crianças e adultos quando é utilizado para contenção ortodôntica os chamados aparelhos removíveis de contenção ortodôntica.

3- Como sei se preciso usar este aparelho móvel para tratamento ortopédico?
Para tirar esta e outras dúvidas como em que idade já pode começar o tratamento com aparelho removível você encontra no post “Aparelho móvel não! Aparelho removível o que é? Top 10 dúvidas?” do  Blog Ortodontiaparatodos.

4- Qual é o preço do aparelho móvel?
Esta realmente é uma dúvida que somente uma consulta com um ortodontista e realização de exames compementares pode responder, pois são muitos tratamentos e tipos de aparelhos que podem ser realizados através da Ortopedia Funcional dos Maxilares. 

5- O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares? É diferente da Ortodontia?
  Na verdade, o Brasil é o único país que separa a Ortopedia Funcional dos Maxilares da Ortodontia, sendo que as duas são complementares e contíguas, não podendo uma ser exercida sem a complementação da outra. Porém, isto é discussão para outro post.

A OFM ou Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade que trata de uma função mais nobre e mais completa do que só movimentar os dentes como faz o aparelho ortodôntico fixo! Tem a função de reeducar a musculatura facial e estimular o desenvolvimento ósseo, através da mudança da postura em abertura e fechamento da boca.

6- Mas ouvi dizer que preciso esperar meu filho trocar os dentes de leite para colocar aparelho móvel ou fixo?
Este é um mito que ocorre odontologia. Existem problemas buco dento faciais que merecem atenção de um profissional desde a primeira infância. E quanto mais precoce é detectado o problema, mais rápido é o tratamento. Portanto, se você desconfia que seu filho apresenta um problema leve-o mais rapidamente possível à um dentista pediatra ou ortodontista.
 
7- E eu que já tenho um aparelho removível, como faço para cuidar dele?
Para tomar todos os cuidados necessários recomendo que leia o post “Aparelho móvel não! Aparelho removível: 10 dicas de como cuidar do seu” do Blog Orto Para Todos.